Diario de Pernambuco
Busca

Litoral do Estado

Campanha reforça prevenção a ataques de tubarão e sensibiliza para banho de mar seguro

Ação do Governo de Pernambuco está sendo feita nas praias, com distribuição de material educativo

Publicado em: 04/03/2024 07:56 | Atualizado em: 04/03/2024 09:12

Ações levam orientações obre ataques de tubarão e banho de mar seguro  (Foto: Governo de Pernambuco )
Ações levam orientações obre ataques de tubarão e banho de mar seguro (Foto: Governo de Pernambuco )
O Governo de Pernambuco lançou  uma campanha para prevenir ataques de tubarão e sensibilizar a população sobre o banho de mar seguro nas praias do litoral da Região Metropolitana do Recife (RMR).
 
A iniciativa está nas ruas desde sábado (2). 
 
O Eatado justificou que, em março, tem início período de chuvas litoral.
 
Isso deixa as águas mais turvas e aumenta as chances de interação entre tubarões e banhistas. 
 
A ação é do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).
 
A ideia  é orientar a população sobre os fatores de segurança ao frequentar os 33 quilômetros  de atenção da orla, que vai da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. 
Ao todo, Pernambuco tem 187 quilômetros  de praias.
 
“As estatísticas do Cemit mostram que julho foi o mês que mais registrou incidentes com tubarões em Pernambuco. Além da turbidez, as águas da chuva carregam para o mar muito material orgânico, atraindo os animais para a costa”, explica a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira. 
 
Como será

Neste primeiro momento, a campanha conta com mídias externas eletrônicas (cartazes e placas), espalhadas por áreas de grande movimentação de pessoas, como parques, praças e terminais de integração.
 
Também estão sendo distribuídos leques, viseiras e sacos de lixo em papel.
 
Os promotores da campanha circulam pelas praias, reforçando a orientação.

Os materiais em papelaria contêm, no verso, dicas e orientações para o banho de mar seguro, além do QR Code que dá acesso ao Plano de Educação Ambiental Para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Peast-PE). 
Outra etapa

Em um segundo momento, a sensibilização terá ações nas redes sociais e capacitação dos barraqueiros que trabalham na orla das praias da Região Metropolitana do Recife, para que eles também possam se tornar agentes de sensibilização para um banho de mar seguro. 
 
“No último ano, nos debruçamos sobre as estratégias que melhor têm funcionado para uma boa convivência entre tubarões e banhistas. Em todo o mundo, a educação ambiental vem se provando a mais eficaz. É o respeito ao ambiente marinho e a todo o seu ecossistema, compreendendo o comportamento da mega fauna local, que nos dão segurança e consciência de como usufruir do mar sem riscos”, afirma Ana Luiza Ferreira.
 
Estatísticas
 
O Cemit realizou, na semana passada,  a primeira reunião do ano para detalhar o andamento das 30 ações estratégicas para mitigar incidentes com tubarões, definidas pelo Governo de Pernambuco em março de 2023.
 
Segundo comitê, 30% das ações já estão concluídas, 33% – as de médio prazo, estão em fase de conclusão – e 37% – as de longo prazo – estão em fase de implementação.

“Revisitamos as ações durante esse período e vimos que, dentre elas, a pesquisa e a educação ambiental foram os alicerces que pautaram as ações do Cemit durante o ano de 2023 e que vão continuar até o final da gestão”, destacou Danise Alves.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL