Diario de Pernambuco
Busca

Serviço

Mutirão com serviços de saúde contempla comunidade na Imbiribeira

Centro de Atenção reúne oito especialidades para atendimento humanizado e integral ao paciente

Publicado em: 22/02/2024 10:51

[FOTO1]
Moradores da comunidade de Tijolos, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, terão atendimentos gratuitos de saúde no Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS). 

A unidade fica dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861. São oito especialidades à disposição da população.  

O espaço oferece consultas e acompanhamentos feitos por profissionais e estudantes da instituição nas seguintes áreas: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Centro realizou, até o momento, quase 3 mil atendimentos para a comunidade. 

O CAAIS recebe a população dentro de um modelo que é considerado ideal e é adotado em vários países, servindo também para práticas de educação dos cursos.

Como proceder

Primeiro, os cidadãos vão para o acolhimento interprofissional, momento em que o paciente revela todas as necessidades para os profissionais e estudantes, sobre qual necessidade o levou até o Centro. 

Depois disso, grupos interprofissionais estudam o caso do paciente e é feita a marcação da volta. Nesse momento, acontecem as consultas interprofissionais, envolvendo as oito especialidades disponíveis nas graduações da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Principais orientações de cuidados ao paciente do CAAIS

- Pacientes e famílias são acolhidos de forma respeitosa e integral, e entendem o que vai acontecer durante o atendimento;

- Paciente, família, comunidade e equipe como um sistema interativo, personalizado e com empatia dos profissionais;

- Os profissionais colaboram uns com os outros para mantê-los emocional, física, social e moralmente seguros.

Demais iniciativas

- Avaliação dos estudantes por meio de portfólio eletrônico;

- Dissertações, TCC, PIC e PIBIC;

- Projeto de pesquisa âncora;

- Educação interprofissional nas matrizes curriculares dos cursos;

- Curso sobre EIP em EaD;

- Tutorias e módulos interprofissionais.

Pioneirismo

O Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS) da FPS é pioneiro em instituições de ensino no país. Além disso, a estrutura tem sete consultórios, duas salas de acolhimento profissional, duas de debriefing interprofissional, três salas de planejamento/reunião e a sala de recepção são mais um diferencial.

''Nossa iniciativa é pioneira, pois decidimos não apenas fazer um atendimento interprofissional, que normalmente é realizado com duas ou três especialidades. Fomos além e, como nos dizem, ousados, pois adotamos um modelo com oito especialidades diferentes. Mudamos até a matriz curricular dos cursos – mesmo não sendo exigido – para que os estudantes pudessem ter essa prática conjunta'', explica a doutora em Gestão Pública de Saúde Reneide Muniz, coordenadora do CAAIS.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL