Diario de Pernambuco
Busca

RÚSSIA

Mãe de Navalny revela que viu corpo do filho e que Moscou exigiu funeral secreto

Lyudmila Navalnaya disse ter sido ameaçada quando lhe disseram que, caso não aceitasse o funeral secreto, "algo" seria feito com o cadáver de seu filho

Publicado em: 22/02/2024 14:51

Lyudmila Navalnaya, mãe de Alexei Navalny (Foto: Reprodução)
Lyudmila Navalnaya, mãe de Alexei Navalny (Foto: Reprodução)
A mãe de Alexei Navalny, Lyudmila Navalnaya, acusou nesta quinta-feira (22) as autoridades russas de a terem chantageado, afirmando que a tentaram forçar a realizar uma cerimônia fúnebre "secreta" do filho. 
 
Navalnaya também disse que já teve acesso ao corpo do filho, o principal opositor político do governo da Rússia, e que ainda foi ameaçada ao lhe disserem que se não aceitasse o funeral secreto farão “algo” com o cadáver de Navalny. “Eles me disseram que o tempo não está do meu lado, que os cadáveres se decompõem. Pretendem enterrar o corpo num local secreto e sem qualquer tipo de cerimônia fúnebre”, contou.
 
As declarações da mãe de Navalny  foram feitas em um vídeo divulgado na plataforma digital do YouTube. "Eles querem que isso (funeral) seja feito em segredo, sem despedida. Eles querem que eu vá ao cemitério, para uma sepultura recente e diga: aqui está o meu filho. Não concordo com isso", garantiu no vídeo.
 
A equipe de Alexei Navalny também anunciou que teve acesso à sua declaração de óbito e que esta diz que morreu de "causas naturais". 
 
"O relatório médico sobre a morte mostrado à mãe de Alexei Navalny indica que as causas da morte foram naturais", relatou a equipe.
 
Na última terça-feira, Lyudmila já tinha exigido ao presidente russo Vladimir Putin que lhe fosse devolvido o corpo do filho de modo a poder enterrá-lo “com humanidade”.

Tags: navalny | rússia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL