Diario de Pernambuco
Busca

TURISMO

Instituições se unem para impulsionar a qualificação profissional no setor turístico

Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Empetur e Senac fizeram a assinatura simbólica do contrato

Publicado em: 22/02/2024 17:11

O foco será capacitar e atualizar os profissionais para que possam atender às demandas do mercado atual (Foto: Divulgação)
O foco será capacitar e atualizar os profissionais para que possam atender às demandas do mercado atual (Foto: Divulgação)
Atendendo ao plano de governo da atual gestão estadual, a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur-PE) e a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), assinaram nesta quinta-feira (22), na sede da Setur-PE, em Olinda, uma parceria estratégica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

O objetivo é fortalecer e aprimorar a qualificação profissional no setor do turismo.

Serão oferecidas 2 mil vagas, com 102 turmas, em 22 municípios de todas as regiões.

A iniciativa reforça o compromisso da administração estadual com um dos setores mais importantes da nossa economia. 

O foco será capacitar e atualizar os profissionais para que possam atender às demandas do mercado atual, proporcionando experiências turísticas de excelência aos visitantes de Pernambuco.

“A qualificação profissional é um dos elementos mais importantes para a gente levar o turismo de Pernambuco para um outro patamar. Esse é um elemento que estava presente no programa de governo da governadora Raquel Lyra e é prioridade para a Secretaria de Turismo, para a Empetur e para todos que fazem parte do trade. O que a gente espera é que depois dele a gente tenha profissionais mais qualificados, mais preparados para não só receber, mas para encantar aqueles que visitam a nossa terra”, declarou o Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.

Os cursos serão realizados no período de março a junho deste ano. 

As modalidades ofertadas são: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos;  Formação de Garçom; Camareira – técnicas de limpeza e arrumação; Informações Turísticas Locais Qualidade no Atendimento ao Turista.

"Esse é um projeto fundamental para o turismo de Pernambuco. Vamos poder qualificar, nesta primeira etapa, 2 mil colaboradores e prestadores de serviço. São diversos setores contemplados em todas as regiões do Estado. Essa iniciativa, sem dúvidas, contribui para um melhor atendimento aos nossos turistas, contribui para que a experiência dos nossos visitantes seja a melhor possível, convidando-os a retornar ao nosso Estado, impulsionando cada vez mais a economia pernambucana", explica o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

A parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e o Senac representa um passo significativo na promoção do turismo responsável e na construção de um destino turístico mais competitivo. 

“A gente fica muito orgulhoso fazendo essa parceria. Começamos com 22 cidades, mais de 2 mil pessoas que serão qualificadas e isso aqui, com certeza, vai dar bons resultados. Que essa seja a primeira, de muitas outras parcerias”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto. 

Estiveram presentes no encontro: Daniel Coelho, Secretário de Turismo e Lazer; Eduardo Loyo, Presidente da Empetur; Diogo Melo, vice-presidente da Empetur; Daniel Leite, Secretário Executivo de Turismo; Isabella Miranda, Gerente de Política de Turismo e Lazer; Simone Jar, Diretora de Estruturação do Turismo; Gil Marinho e Roberta Vilaça, Gestores de Unidade. 

Representando o Senac, compareceram Bernardo Peixoto, Presidente do Sistema Fecomércio; Regivan Dantas, Diretor Regional; Maria Goretti Gomes, Diretora de Projetos Estratégicos;  Eliézio Silva, Diretor de Educação Profissional; Viviane Cerqueira, Coordenadora de Projetos Estratégicos. 

Lista dos municípios atendidos

Barreiros
Bezerros
Bonito
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cachoeirinha
Caruaru
Garanhuns
Igarassu
Ipojuca
Nazaré da Mata
Olinda
Paudalho
Paulista
Pesqueira
Recife
Salgueiro
Santa Cruz do Capibaribe
São José da Coroa Grande
Serra Talhada
Tamandaré
Vitória de Santo Antão

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL