Diario de Pernambuco
Busca

INCLUSÃO

Inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho é tema de evento do Instituto Dimitri Andrade

O evento acontece no dia 27/02, às 16h, em Boa Viagem, e é voltado para representantes de empresas e instituições

Publicado em: 23/02/2024 17:11

Ainda serão apresentadas formas de colaboração que possam fortalecer a missão e gerar resultados positivos (Foto: Divulgação)
Ainda serão apresentadas formas de colaboração que possam fortalecer a missão e gerar resultados positivos (Foto: Divulgação)
A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho é garantida por lei, promovendo inclusão e autonomia financeira.

No entanto, poucas empresas sabem como incluir autistas no ambiente corporativo. 

Para debater o tema, o Instituto Dimitri Andrade em parceria com a Specialisterne Brasil, promove uma roda de conversa sobre o tema no dia 27/02/2024 (terça-feira), às 16h, no Hotel Euro Suíte Recife, localizado na Av. Boa Viagem, 4308, Boa Viagem, Recife - PE.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando neste formulário.

O evento é voltado para representantes de empresas e instituições, para que eles possam entender que inserir o autista no mercado de trabalho é possível e necessário, promovendo a inclusão.

Na programação, a Specialisterne, organização social dinamarquesa que promove a inclusão de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho através da formação de pessoas autistas e do apoio para as empresas que recebem profissionais autistas, compartilhará os benefícios de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, informações sobre o programa e suas realizações. 

Ainda serão apresentadas formas de colaboração que possam fortalecer a missão e gerar resultados positivos. 

Com atuação em 25 países e unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, a organização busca ampliar a atuação no Brasil e iniciar o projeto no Nordeste, sendo Recife a cidade escolhida para a iniciativa. 

A oportunidade gerada pela Specialisterne representou o primeiro emprego para cerca de 50% das pessoas autistas, em mais de 40 empresas parceiras como Itaú, SAP, Braskem, Bradesco, CCEE, Pitang, ONS, Danone, Salesforce, Johnson & Johnson, Kenvue, Banco Votorantim, Bosch, B3, IBM, BTG Pactual, XP Inc, Leroy Merlin, Goldman Sachs, entre outras.

“Temos acompanhado de perto a atuação da Specialisterne Brasil e o quanto esta organização é importante na promoção de inclusão da pessoa autista dentro das empresas, não só na capacitação do autista, mas também no preparo da empresa para receber o neurodivergente. Sem dúvidas, será um grande ganho para Recife e para as pessoas autistas”, aponta Frínea Andrade, psicóloga e diretora do Instituto Dimitri Andrade, que se dedica a pessoas neurodivergentes da infância à fase adulta.

O Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos (CDC, em inglês), estima que cerca de 1% da população mundial adulta está no espectro autista, o que corresponde a mais de 75 milhões de pessoas com 18 anos ou mais. 

Entre estes, 85% da população está desempregada, conforme dados do portal Autism Speaks.

Serviço

Roda De Conversa: A inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho

Quando: 27 de fevereiro às 16h

Local: Euro Suíte Recife, Sala Frevo, Av. Boa Viagem, 4308 - Boa Viagem, Recife - PE


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL