SINUELO

Barco de pesquisa de tubarões pode voltar com apoio da URFPE e Jaboatão

Publicado em: 30/05/2023 16:08 | Atualizado em: 31/05/2023 00:45

 (ARQUIVO - DP)
ARQUIVO - DP
Após nove anos sem realizar atividades de pesquisa sobre tubarões, o barco Sinuelo deverá passar por uma reforma e retomar os trabalhos no litoral da Região Metropolitana do Recife. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está intermediando, junto à representantes da UFRPE e da empresa de pescados Carapitanga, a viabilidade técnica de recuperação do barco para a retomada das pesquisas. 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Jaboatão, Francisco Papaleo, e o assessor especial do Gabinete, Artur Paiva, se reuniram com o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão, os professores do Departamento de Engenharia de Pesca da UFRPE, Vanildo Souza de Oliveira e Paulo Oliveira e o CEO e engenheiro de Pesca da Carapitanga, Pedro Duque.
 
Durante a reunião foi acertado que a empresa Carapitanga ficaria responsável pelo levantamento das necessidades para recuperação do barco. Já a UFRPE irá elaborar uma minuta do termo de cooperação entre as partes. Técnicos da prefeitura, universidade e da empresa realizarão novos encontros para definir os detalhes do acordo de cooperação.
 
A prefeitura diz que o barco ajudará na conscientização de banhistas. Em Jaboatão, um trecho de dois quilômetros na Orla de Piedade permanece interditado para o banho de mar. No local, houve dois ataques graves neste ano, com vítimas adolescentes perdendo membros do corpo. Um terceiro incidente aconteceu em Olinda. 
 
O barco Sinuelo realizava pesquisas sobre tubarões no litoral pernambucano, com objetivo de reduzir a incidência de ataques aos banhistas. Porém, há nove anos as pesquisas foram interrompidas e a embarcação encontra-se desativada. O trabalho era mantido por meio de uma parceria entre a UFRPE e o Governo do Estado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL