Diario de Pernambuco
Busca

NOVO HORIZONTE

Prefeitura anuncia asfalto em comunidade onde se teme alagamentos

Publicado em: 11/01/2023 14:57

Rua Pitanga é uma das ruas com asfaltamento previsto (Google 20220300)
Rua Pitanga é uma das ruas com asfaltamento previsto (Google 20220300)
Famílias residentes em ruas da comunidade Novo Horizonte, em Barra de Jangada, vão ter ruas asfaltadas após décadas, segundo reconhece a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Numa área nivelada em que predominam ruas estreitas, famílias enfrentam muitas dificuldades, agravadas em períodos de chuva, especialmente como as do ano passado, quando muitas ficaram ilhadas. “Aqui é só Jesus na causa”, desabafa a cabelereira Josecleide Maria dos Santos, 27 anos, que já se preocupa com a aproximação do período de chuvas, a partir de março.

Dona de um salão de beleza e há cerca de dez anos residente na comunidade com o esposo e quatro filhos com idades de 1 a dez anos, admite que a intensidade das chuvas do ano passado foram uma surpresa, mas não tem esperança de nada diferente dos alagamentos que atrapalham a vida e o funcionamento do seu estabelecimento. Surpreendida ao receber do Diario de Pernambuco a informação da Prefeitura de Jaboatão, Josecleide reside na Rua Juriti, a mesma indicada como endereço da Associação de Moradores Novo Horizonte. “Eles começaram a Rua Uniao”, confirma, mas não sabia que outras vias seriam asfaltadas. O salão da cabeleireira funciona na Rua Laguna.

Durante as chuvas do ano passado, conta, muitas famílias desalojadas foram levadas para a creche Semeie Ligia, na Rua da União. “Alaga tudo”, diz, acrescentando que canaletas das laterais da via principal da comunidade, a Avenida Laguna, não dão conta do escoamento da chuva e esgoto das casas. “Corre tudo junto (nas canaletas)” conta. “O povo joga lixo”, acrescenta. “A Associação (de Moradores Novo Horizonte) é só de enfeite”, reclama.

Segundo a Prefeitura de Jaboatão, está previsto o investimento de R$ 5,5 milhões para obras de aplicação de asfalto novo como nas Engenheiro Fernando Lobo e Pitanga, mas não há nenhuma referência a drenagem. Na sequência serão alcançadas a Rua Bahia e a Travessa São Domingos, além da conclusão da Rua da União. E, confirmado o anunciado, as luminárias dos postes das vias serão trocadas por outras com lâmpadas de LED para garantir uma melhor iluminação e segurança no local. Os projetos estão prontos e o começo das obras está previsto para o primeiro semestre deste ano.

A reportagem do Diario de Pernambuco tentou obter posicionamento da Associação de Moradores Novo Horizonte por telefone e por e-mail, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL