LEMBRANÇAS

Emocionada, mãe de Miguel comenta homenagem a filho no Rock In Rio: "foi uma surpresa"

Publicado em: 05/09/2022 11:20 | Atualizado em: 05/09/2022 11:45

Rosto do menino apareceu no telão ao som de "Negro Drama", de Racionais Mc's (Reprodução)
Rosto do menino apareceu no telão ao som de "Negro Drama", de Racionais Mc's (Reprodução)
Durante a sua apresentação de estreia no Rock In Rio no último sábado (3), a banda Racionais Mc’s aproveitou o espaço em cima do palco para homenagear pessoas negras que tiveram suas mortes atreladas ao racismo. Elas foram lembradas através de fotos no telão enquanto os artistas tocavam a música “Negro Drama”. Entre os rostos, estava o do garoto Miguel Otávio Santana da Silva, que morreu ao cair do nono andar de um prédio de luxo no Recife em 2020, depois de ter sido deixado sozinho pela patroa da sua mãe, Sarí Côrte Real. A empregada doméstica e mãe de Miguel, Mirtes Renata Santana de Souza, revelou à reportagem do Diario de Pernambuco que foi surpreendida com a homenagem na televisão e reforçou a importância de dar sequência à luta por justiça. Por Miguel e também todos os outros homenageados.

Foi por conta de alguns recortes do show nas redes sociais que Mirtes passou a acompanhar o evento. Quando trocou a tela do celular pela televisão e viu a homenagem acontecendo, se perguntou se o seu filho estaria lá.  E estava.

A primeira pessoa na homenagem dos Racionais MC’s vista por Mirtes foi a menina Ágatha Vitória, morta aos oito anos de idade numa kombi, dentro do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

“Foi uma surpresa! Eu não sabia que a foto dele ia aparecer. Estava assistindo ao jornal, quando olhei o Instagram e vi trechos do show, aí mudei de canal e vi a foto de Ágatha. Me arrepiei vendo as fotos daquelas pessoas e pensei ‘poxa, será que o meu filho vai aparecer aí também?’. Segundos depois, apareceu a foto de Miguel e foi um baque no meu coração”, disse Mirtes.

Emocionante. Foi essa palavra que a mãe de Miguel escolheu para resumir a apresentação das fotos no telão do Rock In Rio neste fim de semana. Ela, junto da avó do garoto, acompanhou o momento com lágrimas. “Foi bem emocionante ver a foto de Miguel ali. Não só a dele, mas a de todos aqueles corpos negros que foram tombados. Eu me emocionei muito. Eu e minha mãe começamos a chorar aqui. Meu filho está no Rock In Rio", comentou.

Luta por justiça

Recuperada da emoção que o show trouxe ao estampar o rosto do seu filho, Mirtes apontou a homenagem também como uma maneira da sociedade ser “lembrada” dos casos que ganharam repercussão nacional, mas ainda não tiveram desfechos. 

“Isso que Racionais fez, de trazer as fotos, é uma forma de fortalecer a nossa luta. São pessoas que morreram e as famílias ainda estão lutando por justiça. Isso é uma forma de não esquecerem que ainda estamos pedindo justiça por essas pessoas que tinham um futuro e muitos sonhos pela frente, mas infelizmente foram interrompidos”, finalizou Mirtes.
 
Interação nas redes sociais 
 
Ao ver Miguel no telão do show, Mirtes fez um registro nas suas redes sociais. O perfil oficial da banda Racionais Mc's respondeu na publicação, afirmando que "sem justiça não haverá paz".
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL