Diario de Pernambuco
Busca

MATERNIDADE

Agosto Dourado: UniFBV promove evento gratuito e aberto ao público sobre amamentação

Publicado em: 15/08/2022 17:55

 (Foto: reprodução/pixabay)
Foto: reprodução/pixabay
Celebrado neste mês, o Agosto Dourado tem como objetivo reacender os debates sobre a importância do incentivo à amamentação. Durante esse período, várias campanhas são realizadas visando conscientizar a população mundial sobre a importância do leite materno na infância. Com foco na causa, o Centro Universitário UniFBV Wyden realizará nos próximos dias 24 e 25 de agosto, um evento gratuito e aberto ao público para discutir o assunto. 

No dia 24, o curso 'O olhar da enfermagem para a amamentação' será ministrado no laboratório de movimento UniFBV, localizado na sede da instituição, na Imbiribeira, das 18:30h às 22h. Quem desejar participar deverá se inscrever por meio do site: https://www.even3.com.br/enfermagemamamentacao

Já no dia 25, será possível conferir a palestra 'Agosto Dourado', que acontecerá no Auditório da UNIFBV, das 18:30h às 22h. Para participar, é necessário se inscrever previamente no seguinte link: https://www.even3.com.br/agostodouradounifbv
 
Brasil ainda segue abaixo da média 
 
Segundo a pesquisa mais recente do o 'Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil' (ENANI), o aleitamento materno no Brasil vem registrando um crescimento significativo nas últimas décadas.  
 
Com base em dados históricos, um levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indicou que, entre os anos de 1986 e 2020, subiu de 2,9% para 45,7% o percentual de crianças com até seis meses que receberam amamentação adequada. 

No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registra que a taxa brasileira ainda se encontra em índices considerados razoáveis. Para alcançar o conceito bom, é preciso que o percentual chegue a taxa mínima de 50%. 

"O leite materno promove o melhor desenvolvimento do bebê, principalmente para o prematuro, prevenindo doenças alérgicas e diminuindo o índice de obesidade e diabetes em crianças que mamam por um período maior. Ele reforça a imunidade, combate doenças e proporciona momentos especiais entre mãe e filho", explicou a coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário UniFBV Wyden, Nadynne Pastoriza.

Além disso, a profissional de saúde frisou a necessidade do acompanhamento durante essa etapa da vida da criança e da mãe. De acordo com Nadynne, o leite materno deve ser o único alimento oferecido para as crianças até os seis meses. “Eles necessitam de acolhimento e acompanhamento durante todo o processo. A Enfermagem tem papel fundamental no pré-natal e nos primeiros meses de vida do bebê, orientando e sanando as dúvidas sobre a amamentação”, afirmou Nadynne.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL