Diario de Pernambuco
Busca

LEI

Unidos, clubes de futebol e confederações olímpicas pressionam Câmara por aprovação da nova Lei Pelé

Publicado em: 06/07/2022 08:51 | Atualizado em: 06/07/2022 09:28

O presidente Câmara, Arthur Lira, recebeu dirigente e conheceu a nova Lei Pelé - (Foto: Genilson Frazão)
O presidente Câmara, Arthur Lira, recebeu dirigente e conheceu a nova Lei Pelé - (Foto: Genilson Frazão)
No que depender da capacidade de mobilização, pressão e muita influência nos bastidores, a modernização da Lei Pelé, autorizada pelo Senado e em trâmite na Câmara dos Deputados, será aprovada nesta quarta-feira, provavelmente com mudanças. Neste caso, a matéria deve retornar ao Senado antes de seguir para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.  

Liderados pelos presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim; do Fluminense, Mário Bittencourt; e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, 19 clubes de futebol e 26 confederações de modalidades olímpicas, representantes do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos e de outras entidades foram recebidos nesta terça-feira, no Congresso Nacional, pelo presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

“Conseguimos unir clubes de futebol, várias modalidades esportivas, todos em sintonia, em nome da atualização da Lei Geral do Esporte, da atualização da Lei Pelé, em nome do avanço, da modernização. A reunião foi muito boa. É difícil reunir tanta gente assim. Atletas, ex-atletas”, disse ao blog o relator da Lei Pelé na Câmara, deputado Felipe Carreras. 

Nas duas semanas anteriores, os clubes de futebol compareceram em massa na Câmara dos Deputados para reuniões sobre a modernização do texto. Dessa vez, houve mobilização também de dirigentes graúdos do COB, como a presidente da Comissão de Atletas, Yane Marques. Membro do COI, Bernard Rajzman também compareceu. 

Fontes ouvidas pelo blog gostaram da apresentação do relatório e disseram que o encontro, em Brasília, foi tão somente para manifestar aos parlamentares a união e a necessidade de atualização da legislação. A expectativa é de que o texto seja votado nesta quarta-feira. 

Na semana passada, a Câmara aprovou requerimento de urgência. Consequentemente, a nova versão da Lei Pelé não precisa da apreciação das comissões da Câmara. O texto será votado diretamente pelo plenário, o que dá celeridade ao trâmite.

Havia uma preocupação com a divisão das ligas desde a chegada da modernização da Lei Pelé à Câmara dos Deputados. O relator, deputado Felipe Carreras, mostrava um certo incômodo com a presença em massa dos clubes vinculados à Liga Forte Futebol do Brasil e a baixa adesão dos times atrelados à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Nas reuniões anteriores, apenas o Guarani compareceu nas audiências públicas realizadas na Câmara. 
 
As presenças de Rodolfo Landim, um dos líderes da Libra, e de Mário Bittencourt, da LFFB, satisfizeram parlamentares como a deputada Celina Leão (PP-DF), uma das articuladoras do encontro do grupo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL