Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes lançam álbum

Publicado em: 04/07/2022 09:00 | Atualizado em: 04/07/2022 08:34

 (Em parceria com o DJ Deeplick, os tribalistas Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes lançam álbum com seis versões de grandes sucessos da banda. Foto: Divulgação)
Em parceria com o DJ Deeplick, os tribalistas Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes lançam álbum com seis versões de grandes sucessos da banda. Foto: Divulgação
Tribalistas, o trio musical nascido em 2001, com mais de 3,7 milhões de cópias vendidas de seus únicos dois discos, foi formado quando Marisa gravou uma participação no disco de Arnaldo, que estava sendo produzido por Brown. Eles ficaram juntos por uma semana, gravaram algumas músicas juntos, e, eventualmente, formaram o trio.

Em 17 de junho, o trio, acompanhado pelo DJ e produtor, Deeplick, um dos maiores nomes da música eletrônica brasileira, lançou um EP, intitulado 'EletroTribalistas', a fim de reforçar a versatilidade dos Tribalistas, trazendo seis versões eletrônicas de grande sucessos do grupo, como Baião do mundo, Passe em casa, Carnavália, Velha infância, Tribalivre e Diáspora, com elementos da música orgânica e ressaltando a percussão. Além disso, o EP traz uma música inédita, que conta com a participação especial do Future OHM, um duo de música eletrônica formada por Deeplick, a banda Banda Mais Bonita da Cidade e o engenheiro de som e produtor musical, aCH. Em entrevista ao Correio, Deeplick conta que a escolha das músicas foi feita em conjunto com os integrantes dos Tribalistas.

Assim como a formação do grupo, o novo álbum não surgiu repentinamente; o processo criativo e de construção do projeto levou cinco anos. "Era um projeto que já antecedia o álbum dois do Tribalistas, e assim nós fizemos, porque gostamos de fazer com muita calma. Nós estivemos em Salvador, estivemos em São Paulo, íamos e voltávamos, eu falava 'ah, não é assim? Então vamos gravar novas percussões, gravar vozes novas, aproveitar vozes que nem sequer foram aproveitadas no último álbum', e isso foi maravilhoso", lembra Carlinhos Brown.

Deeplick trabalhou individualmente com todos os integrantes dos Tribalistas, e sua parceria com Carlinhos vem de outras datas. Agora, ele estava ansioso para atuar com o trio. "Ao mesmo tempo que estava tenso, eu estava seguro, porque o tempo todo o Brown foi compartilhando e falando 'olha, tem tipo de coisa que nem adianta a gente tentar, a Marisa não gosta disso, o Arnaldo não gosta daquilo'. Então, existe o frio na barriga, mas existe também a segurança de ter experiência."w

Brown enaltece a parceria com o DJ e produtor, com quem já colabora há anos: "Trabalhar com o Deep é sempre inusitado, porque o que nós mais queríamos é que o tempo amadurecesse isso. É um trabalho Tribalistas, mesmo que sob minha responsabilidade, onde nós estamos trazendo esse formato com nosso olhar e com o olhar temporal, para que, verdadeiramente, isso ganhe força. E o DJ Deeplick foi o escolhido para executar esse trabalho", completa o baiano.

Além dos Tribalistas, Deeplick fez parceria com grandes nomes como Shakira, Anitta, Gabriel, O Pensador, e Lan Lan. No entanto, a preferência é por trabalhar com artistas da MPB, para que a música remixada chegue onde, talvez, a original não chegaria. "Você pega DJ tocando a nova versão em festa, pega rádio que, normalmente, só toca música pop, e, às vezes, a original não encaixa. Então, isso ajuda a expandir", observa o DJ.

Em decorrência da expansão da música brasileira, principalmente do gênero funk, bossa nova e trap - o que pode ser observado a partir da proporção que a influência da cantora Anitta, por exemplo - Deeplick acredita que o novo projeto tem grande potencial de se irradiar para fora do Brasil. "Claro que a divulgação fica aqui, e aí a gente vai tentando levar pra fora. Mas, acho que é um trabalho que tem potencial para expandir, porque, para alguns lugares, isso nem é considerado música eletrônica. É considerado, sei lá, música moderna", conta.

Seria essa, então, uma tentativa de renovar a música popular brasileira e expandir o público? Para Carlinhos Brown, não. "Nós fazemos música e arte, o público é que traz essa curiosidade. Também não considero um público 'maior ou jovem'; jovem mesmo é a música, e aqueles que estão atentos. E, a música, o ouvir não tem idade, e, sim, a curiosidade e a ousadia que fazem o novo."

Talvez seja uma sonoridade diferente do habitual, mas que as músicas originais continuam ali, defende Brown. "É necessário ter esse olhar e levar a música como a mesma coisa. O melhor de tudo é que a gente não precisou samplear nada, porque, aí, sim, a gente estaria envolvido no passado, e a gente está trazendo novidades. Nós temos uma mensagem clara, despretensiosa, e uma rítmica que tem muita espiritualidade, que é o que não queríamos perder. Muita gente que ouve acha que é até experimental, mas, não, é brasileiro", finaliza Brown.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL

Deputado Joel da Harpa elabora PL contra a publicidade de alimentos ricos em açúcar nas escolas

12/08/2022 às 22h44

Novo diretor da Anvisa toma posse nesta sexta-feira

12/08/2022 às 22h42

Encontro de candidatas negras do Nordeste debate projeto político contra o racismo

12/08/2022 às 22h10

Silvio Costa critica Marília Arraes por escolha de candidato ao Senado

12/08/2022 às 21h50

TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral

12/08/2022 às 21h41

Novo diretor da Anvisa toma posse nesta sexta-feira

12/08/2022 às 21h39

Diagnóstico de monkeypox será feito em todos os Lacens até agosto

12/08/2022 às 21h38

Roberto Jefferson registra candidatura à Presidência no TSE

12/08/2022 às 21h36

Single de Beyoncé conquista a primeira posição da Billboard Hot 100

12/08/2022 às 21h30

FBI diz ter apreendido documentos classificados na mansão de Trump

12/08/2022 às 21h24

Confira os resultados da Quina 5922 e da Lotomania 2351 desta sexta

12/08/2022 às 21h18

Ator e comediante Kenan Thompson vai apresentar o Emmy 2022

12/08/2022 às 21h15

Wyden aproveita o crescimento do EAD e aumenta o seu portfólio de cursos nesta modalidade

12/08/2022 às 21h13

Masterboi inaugura a sua primeira planta frigorífica no Nordeste

12/08/2022 às 21h09

HBO Max pode demorar 45 dias para receber os lançamentos da Warner

12/08/2022 às 21h00

Varíola do macaco: empresa brasiliense submete dois testes à Anvisa

12/08/2022 às 20h51

Defesa afirma que supersalários divulgados 'apresentam incorreções'

12/08/2022 às 20h49

Ludmilla anuncia data de lançamento de Numanice #2 ao vivo

12/08/2022 às 20h48