Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CRIME

Começa na Rússia julgamento de jogadora de basquete americana acusada de tráfico de drogas

Por: AFP

Publicado em: 01/07/2022 10:00

 (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
O julgamento da estrela do basquete americano Brittney Griner, acusada de contrabando de drogas, começou nesta sexta-feira na Rússia, um caso com fortes conotações políticas pelo antagonismo Rússia-EUA.

"O julgamento começou", afirmou Polina Vdovtsova, porta-voz do tribunal de Khimki, subúrbio de Moscou.

O processo parcialmente fechado, com presença limitada de jornalistas no tribunal, foi decidido "a pedido da defesa, a pedido da própria Griner", acrescentou.

A atleta jogava por um clube russo, aproveitando o fim da liga profissional americana, uma prática muito comum entre as jogadoras da WNBA para obter maiores salários.

Griner, que conquistou o ouro olímpico duas vezes com a seleção dos Estados Unidos (Rio-2016 e Tóquio-2020), foi detida no aeroporto de Moscou em fevereiro depois que cigarros eletrônicos e óleo de cannabis foram encontrados em sua bagagem de mão, de acordo com o serviço alfandegário federal russo. Ela pode ser condenada a até 10 anos de prisão.

Em maio, o governo dos Estados Unidos afirmou que a Rússia havia detido "injustamente" a atleta, de 31 anos e 2,03 metros de altura. Seu caso está nas mãos do enviado especial dos Estados Unidos, responsável pelas situações de pessoas capturadas como reféns.

Russos e americanos trocam acusações de detenção de seus cidadãos com fins políticos e várias trocas de prisioneiros aconteceram nos últimos anos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco