Diario de Pernambuco
Busca

CRIME

Começa na Rússia julgamento de jogadora de basquete americana acusada de tráfico de drogas

Por: AFP

Publicado em: 01/07/2022 10:00

 (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
O julgamento da estrela do basquete americano Brittney Griner, acusada de contrabando de drogas, começou nesta sexta-feira na Rússia, um caso com fortes conotações políticas pelo antagonismo Rússia-EUA.

"O julgamento começou", afirmou Polina Vdovtsova, porta-voz do tribunal de Khimki, subúrbio de Moscou.

O processo parcialmente fechado, com presença limitada de jornalistas no tribunal, foi decidido "a pedido da defesa, a pedido da própria Griner", acrescentou.

A atleta jogava por um clube russo, aproveitando o fim da liga profissional americana, uma prática muito comum entre as jogadoras da WNBA para obter maiores salários.

Griner, que conquistou o ouro olímpico duas vezes com a seleção dos Estados Unidos (Rio-2016 e Tóquio-2020), foi detida no aeroporto de Moscou em fevereiro depois que cigarros eletrônicos e óleo de cannabis foram encontrados em sua bagagem de mão, de acordo com o serviço alfandegário federal russo. Ela pode ser condenada a até 10 anos de prisão.

Em maio, o governo dos Estados Unidos afirmou que a Rússia havia detido "injustamente" a atleta, de 31 anos e 2,03 metros de altura. Seu caso está nas mãos do enviado especial dos Estados Unidos, responsável pelas situações de pessoas capturadas como reféns.

Russos e americanos trocam acusações de detenção de seus cidadãos com fins políticos e várias trocas de prisioneiros aconteceram nos últimos anos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL