Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

NOTÍCIA-CRIME

Bolsonaro vai levar processo contra Moraes por abuso de autoridade à PGR

Publicado em: 18/05/2022 16:20

 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
crédito: Evaristo Sá/AFP
Insatisfeito após rejeição do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai levar a notícia-crime contra o ministro Alexandre de Moraes à Procuradoria-Geral da República (PGR). O chefe do Executivo, que acusa o magistrado de “abuso de autoridade”, protocolou uma ação no STF ontem.

Nos autos, Bolsonaro sustenta que Moraes promoveu “sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais” e alega que o ministro abusa do poder que tem.

Escolhido como relator do caso, Toffoli afirmou que os argumentos do presidente “não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito”.

Para Toffoli, Moraes não cometeu nenhum crime por ser relator dos inquéritos contra o presidente. “Com efeito, não constam da “notícia-crime” nenhum destes elementos, razão pela qual o simples fato de o referido Ministro ser o relator do INQ 4.781/DF não é motivo para se concluir que teria algum interesse específico, tratando-se de regular exercício da jurisdição”, escreveu.

Moraes é relator do inquérito das fake news, que envolve o nome do presidente. Para Bolsonaro, ele “não respeita o contraditório” e insiste em investigá-lo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Grupo Diario de Pernambuco