Diario de Pernambuco
Busca

EVENTO

Com 24 horas de programação, Virada Negra chega à praia Buraco da Velha neste sábado

Publicado em: 23/03/2022 06:57

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A praia do Buraco da Velha, na Zona Sul do Recife, receberá, neste sábado (26), a partir das 7h, a primeira edição da Virada Negra. O evento pretende expor, durante 24 horas, o trabalho de 85 artistas negros pernambucanos, entre apresentações musicais, audiovisuais, danças, poesias e  artes visuais. No local também acontece a Feira Negra, voltada para o incentivo do afroempreendedorismo em Pernambuco. A entrada é gratuita.

A Virada Negra nasce enquanto etapa final do Circuito de Cultura Negra Pernambucana, pesquisa responsável pelo mapeamento e divulgação de artistas negros do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. O projeto tem como principal objetivo qualificar o debate sobre a história, produção e demais contribuições das artes afro-brasileiras para a formação de uma identidade regional. As ações do circuito foram executadas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com incentivo da Lei Aldir Blanc (LAB-PE).

“Mesmo diante de tanta desigualdade e tentativas de apagamento, a influência cultural negra tem atravessado todo o processo de formação do Brasil e também de Pernambuco. Durante as etapas do Circuito, por exemplo, nos deparamos com obras que vão desde os  segmentos musicais e audiovisuais, até às poesias, artesanatos e danças, abrangendo as culturas tradicionais e populares”, pontua a Produtora Executiva do projeto, Ingrid Farias.

Entre as atrações musicais do evento estão Lia de Itamaracá, Doralyce, Okado Canal, Bell Puã, Gabi do Carmo, Jéssica Caitano, Barbarize, Leonam, Mãe Beth de Oxum, N’Zambi, Preta Nick, DJ Boneka e Grupo Bongar.

Na categoria dança e performance, Benedita Arcoverde, Clara do Passinho e Balé Deveras estão confirmadas. Além delas, as poesias de Odailta Alves, Priscila Ferraz, Marlon e Joy Thamires também se apresentam no palco, ao lado de Amanda Timóteo e Elke Falconiere, do Slam das Minas Pernambuco.

Durante o dia de programação, haverá ainda uma Feira Agroecológica, intervenções de Graffiti, o Festival Cabelo na Régua, debates com cineastas negros e exibição de filmes selecionados. O público também poderá conhecer e levar para casa as 35 obras expostas no evento, através do Leilão de Arte Negra, que reúne artistas visuais como Ianah, Abròs, Fil, Adelson Boris, Feliciano dos Prazeres, Mangue Crew, Francisco Mesquita, Nathê Ferreira, entre outros. A curadoria é de Tuca Duarte.

A programação completa da Virada Negra está disponível no perfil do Circuito de Cultura Negra Pernambucana (@circuitoculturanegrape). 

Serviço:

Virada Negra

Data: 26 de março

Horário: 7h

Local: Praia do Buraco da Velha (bairro da Brasília Teimosa), na frente do Iate Clube do Recife.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL