Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Prefeitura do Jaboatão testa tinta inseticida em prédios públicos do município

Publicado em: 25/01/2022 14:11

 (Foto: Chico Bezerra/PJG.
)
Foto: Chico Bezerra/PJG.

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início ao projeto-piloto para aplicação de uma tinta inseticida que combate vários tipos de insetos transmissores de enfermidades endêmicas, entre os quais o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya; e o Anopheles, causador da malária. Dois prédios públicos foram escolhidos para a fase de testes, sendo uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma escola da rede municipal. Logo nas primeiras horas em que o produto foi aplicado, o efeito foi constatado com a presença de insetos mortos próximos às paredes.

O produto utilizado no projeto-piloto conta com tecnologia europeia e recebeu aprovação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo faz parte do projeto do Ministério da Saúde para inclusão no Programa Nacional de Combate à Dengue. A justificativa para a sua utilização em qualquer ambiente doméstico ou de trabalho se dá por não ser tóxico para seres humanos ou outros animais.

O inseticida é adicionado à tinta e começa a ser liberado logo após a aplicação na parede, bastando apenas uma demão. A prefeitura continuará monitorando a eficácia do produto, que promete proteção por cerca de dois anos. Caso os resultados sejam realmente expressivos, e haja redução no número de mosquitos nas áreas próximas aos equipamentos onde o produto foi aplicado, a gestão pretende expandir a ação para outros imóveis dos órgãos municipais.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco