Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CIRO GOMES

PDT oficializa pré-candidatura de Ciro Gomes nesta sexta-feira (21)

Publicado em: 20/01/2022 15:36 | Atualizado em: 20/01/2022 16:06

 (Foto: Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil
Na tarde de sexta-feira (21) será realizada a convenção nacional do PDT, em formato virtual, com início às 13h, para anúncio oficial da pré-candidatura de Ciro Gomes, que construiu sua carreira política como deputado, ministro de Itamar Franco e Lula, governador do Ceará e prefeito de Fortaleza. 

De acordo com um comunicado oficial publicado pelo site do PDT, a convenção, que seria em formato híbrido, passará a ser realizada exclusivamente on-line, através da plataforma Zoom (somente para membros do diretório), devido ao aumento do número de casos de Covid-19 provocado pela nova variante Ômicron.

A partir das 16h, será realizada uma coletiva de imprensa com transmissão aberta. Ciro ainda promete realizar, às 16h30, “um forte discurso” de lançamento oficial do seu nome à corrida presidencial, trabalho que tem pautado muito em cima da ideia de uma “terceira via” que rejeita o nome de Lula e também busca a derrota de Bolsonaro.

“A hora está chegando! Amanhã, a partir das 16h30, farei um forte discurso na Convenção Nacional do PDT. Pra acompanhar, é só acessar minhas redes oficiais no Youtube, Face, Twitter e Insta. #ConvençãoPDT #Falta1Dia” escreveu Ciro, através do Twitter, na quinta-feira (20). 

Inicialmente, o evento também contaria com uma série de homenagens ao grande expoente do trabalhismo - ideologia seguida pelo PDT - nas décadas de 1940 a 1960, o gaúcho Leonel Brizola., para celebrar o centenário de seu nascimento, no dia 22 de janeiro, data da “segunda etapa” da convenção. Entretanto, com a mudança de formato do evento, as homenagens ao líder trabalhista foram adiadas. “A nova data será definida pela Executiva Nacional e posteriormente divulgada”, diz o comunicado oficial.

Novo Filiado

Uma novidade na convenção será a presença do Cabo Daciolo, que vem fazendo afagos publicamente a Ciro Gomes. No final de 2021, o religioso ex-deputado do Brasil 35 encontrou-se com o pedetista, postando uma foto em suas redes sociais com legenda na qual afirmava “EU AMO O CIRO GOMES!!! YAUH É AMOR. Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que YAUH o ressuscitou dentre os mortos, será SALVO. Romanos 10:9”. 

No último dia 5 de janeiro, Daciolo (que está fora do páreo desde que desistiu de ser candidato à presidência outra vez) usou suas redes para divulgar um convite que recebeu do PDT para participar da convenção. “Será um HONRA!!! Obrigado pelo convite”, escreveu o cabo junto a uma mensagem bíblica, postando também o convite para a convenção e uma foto na qual aparece abraçando Ciro.

Além de participar do evento, Cabo Daciolo será também um dos novos membros do partido. Sua filiação, conforme confirmou o próprio presidente do PDT, Carlos Lupi, será realizada durante a convenção nacional.
 
 (Reprodução/Twitter)
Reprodução/Twitter
 

Percalços

O caminho de Ciro até o lançamento de sua pré-candidatura em 2022 teve alguns percalços causados por divergências com a postura adotada pela bancada do partido na Câmara dos deputados durante a primeira votação da PEC dos Precatórios uma proposta para adiar o pagamento de débitos judiciais do governo com o objetivo de abrir orçamento para o Auxílio Brasil, mas que poderia furar o teto de gastos instituído em 2016 pela PEC 55/2016, durante o governo Temer.

Contrário à aprovação da PEC dos Precatórios, Ciro Gomes entrou em forte atrito com seu partido quando, na votação em primeiro turno, o PDT orientou os deputados da bancada a votarem favoravelmente à proposta. Visando evitar que a atitude fosse repetida na segunda votação, Ciro reagiu suspendendo sua pré-candidatura em 4 de novembro do ano passado. A retomada do projeto presidencial só ocorreu seis dias depois, quando os deputados foram orientados a rejeitar a PEC e votaram contra ela.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco