Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

EDUCAÇÃO

Medida Cautelar determina suspensão de compra de brinquedos pela Secretaria de Educação do Recife

Publicado em: 27/01/2022 15:20 | Atualizado em: 27/01/2022 17:49

 (Imagem: Google Maps.)
Imagem: Google Maps.

Uma Medida Cautelar, expedida monocraticamente pela conselheira Teresa Duere na última terça-feira (25), determinou a suspensão de uma licitação da Secretaria de Educação do Recife, com valor estimado de R$ 23.582.830,20, para a aquisição de brinquedos, em três lotes, destinados a atender os estudantes da rede pública municipal. A cautelar se baseou em um relatório de auditoria do TCE que apontou irregularidades na licitação.

Além de suposto sobrepreço no orçamento estimativo da licitação, em relação aos preços de mercado, os auditores identificaram também no edital a ausência de técnicas adequadas para a definição dos quantitativos estimados, adoção irregular do critério de escolha do vencedor, que seria “por lote”, quando a lei aponta “por item”, além da ausência de cláusula estabelecendo obrigatoriedade de certificação do INMETRO.

 

Os argumentos apresentados pela Secretaria de Educação para justificar o total de brinquedos estipulado no edital, segundo os auditores, não estão fundamentados "em adequadas técnicas quantitativas de estimação e, portanto, são insuficientes".

Desta forma, a conselheira Teresa Duere determinou que a Secretaria de Educação do Recife e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital suspendam o Processo Licitatório (N° 01/2022 - Pregão Eletrônico 01/2022), e encaminhem ao Tribunal de Contas todas as medidas adotadas para sanar as irregularidades apontadas pela auditoria, antes da republicação de um novo edital de licitação.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, foi notificado para apresentar defesa em até cinco dias. A medida cautelar será levada à Segunda Câmara do TCE para homologação.  

A Secretaria de Educação do Recife por meio de nota informou que o processo licitatório para aquisição de brinquedos para a Rede Municipal do Recife ainda não foi concluído. Disse ainda que o processo foi suspenso e serão prestados os esclarecimentos necessários à Corte de Contas dentro do prazo que foi estabelecido. A Secretaria conclui a nota dizendo que caso seja necessário, todos os ajustes no processo serão realizados.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco