Diario de Pernambuco
Busca

OFICINAS

No Recife, vestibulandos ganham oficinas gratuitas para auxiliar na escolha de suas profissões

Publicado em: 28/10/2021 17:11

 (Foto: Renata Victor)
Foto: Renata Victor

Entre os dias 8 e 12 de novembro, a Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza a Semana de Comunicação, oferecendo uma série de oficinas gratuitas que têm como objetivo mostrar um pouco do que fazem os profissionais de Jornalismo, Fotografia, Publicidade e Propaganda ou Jogos Digitais.

Para participar, basta se inscrever no site Sympla, até o dia 07 de novembro, sem a necessidade de nenhum pagamento ou requisito prévio. É válido ressaltar que as dinâmicas ocorrerão em horários distintos, o que significa que será possível se cadastrar em mais de uma atividade.

Toda a programação será realizada das 18h às 21h, contando com a participação de professores e alunos da Unicap. Entre os dias 8 e 11 vão ser ministradas diversas oficinas, de forma remota, para que os jovens possam pôr a mão na massa. Conectados a um computador ou smartphone, eles aprenderão a desenvolver produtos de comunicação.

O curso de Jornalismo, por exemplo, vai ensinar a criar Podcasts, formato de mídia sonora bastante popular para trazer conteúdos sobre diversos temas. Já o curso de Fotografia, vai ensinar a tirar fotos e fazer vídeos com smartphones, a partir de técnicas profissionais. Na oficina de Jogos Digitais, será possível criar um joguinho em poucas horas, usando ferramentas simples e divertidas. Por fim, o curso de Publicidade vai introduzir os conceitos do marketing de experiência para quem quer compreender mais sobre o poder da criatividade para criar valor nos produtos e serviços.

Na sexta-feira (12), presencialmente no campus da Unicap, haverá um encontro para tirar dúvidas sobre os cursos, as profissões e conversar com alunos e professores.

 

“A semana é uma oportunidade para quem está em dúvida sobre que curso escolher ou para quem já tem certeza, mas quer começar a viver a prática da profissão que sonha. A Comunicação é cada vez mais importante para o Século 21 e os profissionais formados na área têm muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, comenta a diretora da Escola de Comunicação, Carol Monteiro. “Este contato com a vida e o ambiente universitário são muito importantes para ajudar a fazer a escolha certa”, completa.

Programação completa:

8/11 – 18h às 21h

Todo mundo tem um podcast. Por que você não cria o seu? - 30 vagas

Hoje em dia tem podcast sobre tudo. Que tal aprender a contar suas histórias, debater temas importantes para você e usar a mídia que mais cresce e se populariza no mundo para defender o que você acredita, além de ajudar mais pessoas a fazerem parte da mudança que você quer ver no mundo.

Instrutora: Andréa Trigueiro, professora de Jornalismo

Inscrições: Sympla.com.br/oficina-todo-mundo-tem-um-podcast-por-que-voce-nao-cria-o-seu---semana-de-comunicacao-unicap__1390603

09/11 – 18h às 21h

Crie seu próprio jogo - 30 vagas

No mundo de desenvolvimento de jogos é possível usar gratuitamente motores gráficos (engines) para criar seus projetos. O workshop pretende apresentar a engine Godot, usada para criação de jogos 2D em diversas plataformas, seja PC ou Mobile. Venha conhecer um pouco mais sobre o Godot e montar seu projeto de jogo plataforma.

Instrutor: Davi Fox (estudante do 4° módulo de Jogos Digitais)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-crie-seu-proprio-jogo---semana-de-comunicacao-unicap__1390582

10/11 – 18h às 21h

Faça fotos e vídeos com uma pegada profissional - 30 vagas

O mundo hoje se comunica usando as imagens. Aprenda a captar e editar fotos e vídeos usando aplicativos gratuitos de smartphones. Deixe suas imagens mais bonitas e interessantes, a partir dos princípios estéticos e de linguagem da fotografia e do audiovisual, e aprenda a contar histórias usando recursos simples.

Instrutores: Renata Victor e Filipe Falcão, professores de Fotografia

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-faca-fotos-e-videos-com-uma-pegada-profissional---semana-de-comunicacao-unicap__1390524

 

11/11 – 18h às 22h


Marketing de Experiência - 30 vagas

O marketing de experiência é uma tendência que tem orientado o planejamento da comunicação de empresas de todos os tamanhos e setores. A ideia básica é pensar todo o processo de compra como uma trajetória integrada, criando interações e experiências relevantes ao público no contexto de sua vida. O foco da oficina será no papel da criatividade no desenvolvimento de estratégias e táticas de experiência para a construção de valor.

Instrutor: Fernando Fontanella, professor do curso de Publicidade e Propaganda

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-marketing-de-experiencia---semana-de-comunicacao-unicap__1390497

12/11 - 14h às 17h

Tour na Unicap - 20 vagas

Venha conhecer o campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), os laboratórios e estúdios da Escola de Comunicação e viver uma experiência presencial inesquecível com práticas e dinâmicas que vão dar o gostinho de estudar em uma das universidades mais relevantes do Nordeste, localizada bem no Centro do Recife, na Rua do Príncipe, 526

Inscrições: https://www.sympla.com.br/semana-de-comunicacao---tour-na-unicap__1390451

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL