Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

LUTO

Morre no Recife ex-secretário de Saúde do estado, Guilherme Robalinho

Publicado em: 24/10/2021 09:13 | Atualizado em: 24/10/2021 14:37

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Morreu, na madrugada deste domingo (24), o médico e ex-secretário de Saúde do estado, Guilherme Robalhinho. Ele tinha 82 anos e atuou na Prefeitura do Recife e no Governo de Pernambuco nos mandatos de Jarbas Vasconcelos. Robalinho lutava há certo tempo contra uma doença autoimune e estava internado no Real Hospital Português, onde faleceu. 

Além de clínico geral, Guilherme Robalinho foi gerente médico e de relações institucionais da unidade de saúde privada. No aniversário de 162 anos do RHP, Robalinho conversou com o Diario sobre o período de fundação do hospital, unidade a qual se dedicou, que foi inagurada em meio à epidemia de cólera em Pernambuco.

“Naquela época (1855), Loius Pasteur ainda começaria seus estudos sobre contaminação. No Recife, que tinha um porto importante para a América, os dejetos eram jogados nas ruas. Escravos carregavam baús para jogar as fezes no mar. As doenças infecciosas eram o grande problema”, relembrou. 

O clínico também tinha um vínculo forte com o exercício da vida pública, e também foi médico particular de Jarbas, em 2012, quando o acompanhou para além das agendas políticas. Como representante da saúde estadual, fez parte da gestão do ex-governador do estado de 01 de abril de 1999 a 12 de setembro de 2004.

O velório vai acontecer das 10h às 15h, na capela do Hospital Português. Depois, o corpo será cremado, às 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. 
 
NOTA DE PESAR 

Lamentei muito o falecimento de Guilherme Robalinho, que foi e continuará sendo referência na Medicina pernambucana e deixou sua marca como secretário de Saúde. Meus sentimentos à família e amigos nesse momento de perda.

Anderson Ferreira - Prefeito do Jaboatão dos Guararapes 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carnaval: a tragédia anunciada de uma nova onda de Covid-19
Bolsonaro vê como provocação recepção de Lula por Macron
Manhã na Clube: entrevistas com Laura Gomes (PSB), Micaelly Duarte e José Lopes
Movimento Educar: panorama completo de matemática para o Enem
Grupo Diario de Pernambuco