Diario de Pernambuco
Busca

CHUVAS

Inundações e deslizamentos matam 41 pessoas na Índia

Por: AFP

Publicado em: 19/10/2021 18:24

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Pelo menos 41 pessoas morreram no norte da Índia devido a enchentes e deslizamentos de terra causados por dias de chuvas torrenciais, de acordo com um novo balanço anunciado pelas autoridades nesta terça-feira (19).

Os serviços meteorológicos indianos prorrogaram nesta terça o alerta e preveem chuvas "fortes" a "muito fortes" na região nos próximos dois dias.

Em alguns lugares, mais de 400 mm de água caíram na segunda-feira. 

As autoridades do estado de Uttarakhand, no Himalaia, anunciaram que os deslizamentos mataram 35 pessoas, além das seis que morreram no dia anterior.

Pelo menos 30 morreram na manhã desta terça em sete incidentes separados no distrito de Nainital, o mais atingido, após deslizamentos de terra e desabamentos de infraestruturas.

"Trinta pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas", disse à AFP Ashok Kumar Joshi, um alto funcionário do distrito de Nainital, no estado de Uttarakhand.

Cinco membros de uma família ficaram soterrados em sua casa, disse o funcionário local Pradeep Jain.

Outras cinco vítimas morreram em um deslizamento de terra no distrito de Almora, no norte de Uttarakhand, que destruiu uma casa. 

Devido aos alertas meteorológicos, as autoridades ordenaram o fechamento das escolas e proibiram as atividades religiosas ou turísticas no estado.

Em imagens transmitidas pela televisão e que circulam nas redes sociais, habitantes tentam abrir passagem na água que chega até seus joelhos, perto do ponto turístico do lago Nainital. O Ganges também transbordou na cidade de Rishikesh.

Mais de cem turistas ficaram ilhados na estação de Ramgarh devido ao transbordamento do rio Kosi, que inundou várias cidades.

O norte da Índia geralmente é afetado por deslizamentos de terra, mas há um tempo esses incidentes aumentaram. Segundo os especialistas, os motivos seriam o aquecimento global, o derretimento de geleiras, a construção de hidrelétricas e o desmatamento.

De acordo com as previsões meteorológicas, nos próximos dias o estado de Kerala (sul) deve esperar chuvas fortes. As inundações já causaram mais de 27 mortes desde sexta-feira nesse estado.

Muitas barragens neste estado turístico estão perto do nível de alerta, os rios transbordaram e as autoridades retiraram milhares de pessoas. A chuva diminuiu um pouco nesta terça-feira, mas são esperadas chuvas intensas nos próximos dois dias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL