Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

COVID-19

Bolsonaro e comitiva de 50 pessoas seguem quarentena de 5 dias e farão teste no final de semana

Publicado em: 22/09/2021 17:48

 (crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)
crédito: Wilson Dias/Agência Brasil
O secretário de comunicação do Palácio, André Costa, divulgou nesta quarta-feira (22) as diretrizes adotadas pelo governo por conta do diagnóstico de Covid-19 do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que integrou a comitiva presidencial à Nova Iorque (EUA) na Assembleia-Geral da ONU. Ele afirmou que a comitiva foi orientada a permanecer em isolamento pelo período de 14 dias, seguindo o Guia de Vigilância da Anvisa. Porém, disse que no 5º dia após o último contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o grupo realizará um novo teste PCR e, caso o resultado seja negativo, será liberado do isolamento, permanecendo em acompanhamento médico até o 14º dia. Ele ressaltou que a comitiva que retornou ao pais encontra-se assintomática e realizará novos exames entre sábado à noite e domingo.

"De acordo com esse guia, essas pessoas permanecerão em isolamento e, no 5º dia útil, como foram apenas contactantes, após o ultimo contato com a autoridade, serão submetidos a um novo teste de RT-PCR. Em sendo negativo, a pessoa encontra-se liberada do isolamento e será acompanhada por um médico até o 14º dia. Permanecendo assintomática, está descartado o caso de covid.", apontou.

Costa ressaltou que as medidas valem para o presidente Bolsonaro, que também está assintomático.

"O presidente está no Alvorada, totalmente  assintomático e seguirá essa orientações. São cinco dias contados do último domingo. Logo, sábado à noite, domingo pela manhã é feito um novo exame", acrescentou, relatando que o último contato da comitiva com o ministro ocorreu ontem, antes do retorno ao Brasil.

Ele destacou que cerca de 50 pessoas incluindo o Escav, o grupo precursor de viagens do presidente, por medida de precaução, também foram submetidos às mesmas regras. Já Queiroga cumpre 14 dias de quarentena na cidade americana. 

Após a chegada ao país, o chefe do Executivo seguiu diretamente para o Palácio da Alvorada onde participou à tarde, por meio de videoconferência, de uma reunião com Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência. O chefe do Executivo também cancelou uma viagem no Paraná depois de receber da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma recomendação de quarentena.

A Secretaria de Comunicação chegou a divulgar a participação de Bolsonaro em Ponta Grossa, onde compareceria a uma solenidade de entregas do governo federal ao estado. Posteriormente, ele jantaria com empresários em Castro. Também havia a expectativa de uma motociata no sábado, em Piraí.

Além do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro do GSI, general Augusto Heleno; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; o ministro da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; o ministro do Turismo, Gilson Machado; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o ministro das Relações Exteriores, Carlos França e o deputado federal Eduardo Bolsonaro também compuseram a comitiva.

Ao Correio Braziliense, a assessoria do presidente Caixa, Pedro Guimarães afirmou que ele segue de casa em isolamento e trabalhando remotamente. Ele passará nos próximos dias por novo exame de PCR.

Já o Itamaraty afirmou que, de acordo com as orientações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), pessoas assintomáticas totalmente vacinadas contra Covid-19 não precisam fazer quarentena após exposição ao vírus, mas devem “devem ser testados entre o terceiro e o quinto dia após a exposição ao vírus, e usar máscara em ambientes fechados públicos por 14 dias ou até receber o resultado negativo do teste”. Em nota, ressaltaram que o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Carlos Alberto França, já foi completamente vacinado contra a Covid-19 e, em teste feito hoje, à primeira hora, obteve resultado negativo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morreu James Michael Tyler, o Gunther de Friends
Manhã na Clube: entrevistas com Alberes Lopes, Antônio César Cruz e Almir Reis
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Grupo Diario de Pernambuco