Diario de Pernambuco
Busca

SEMANA DO PATRIMÔNIO

Seminário discute a preservação da malha ferroviária de Pernambuco

Publicado em: 19/08/2021 09:23

Fachada do Museu do Trem do Recife. (Foto: PH Reinaux / Secult PE %u2013 Fundarpe)
Fachada do Museu do Trem do Recife. (Foto: PH Reinaux / Secult PE %u2013 Fundarpe)

A programação desta quinta-feira (19) da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco - realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) - contará com a realização do Seminário de Educação Patrimonial, que vai discutir os desafios para proteger e recuperar o patrimônio ferroviário no Estado. Nos últimos anos, o evento se consolidou como um espaço consolidado para reflexão e trocas de experiências sobre a vivência da educação patrimonial, e nesta edição terá como tema Lugares de memória e Educação: diálogos para preservação do Patrimônio Ferroviário. A atividade acontecerá das 15h às 18h, com transmissão ao vivo no canal oficial do YouTube da Secult-PE/Fundarpe, e se repetirá no mesmo horário também na sexta-feira (20).

Participarão como palestrantes: Alice Bemvenuti, do Museu do Trem de São Leopoldo (RS); André Cardoso, da Estação Central Capiba/Museu do Trem (PE); e Eduardo Freitas, superintendente do Prodetur/Setur/PE. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE).

CONSELHO
Com o objetivo de reunir agentes e instituições de interesse para a preservação do patrimônio cultural no âmbito do Estado de Pernambuco, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) promoverá também nesta quinta (19), das 9h30 às 12h, o 1º Encontro de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Pernambucano. A ideia é articular ações, programas e serviços que contemplem práticas para salvaguarda e preservação do nosso patrimônio cultural, afirma Cássio Raniere, presidente do CEPPC/PE.

CONEXÕES
Outro destaque da programação desta quinta (19) é a live Conexão Patrimônio: Design, das 18h às 19h, com mediação da jornalista e gestora da Fundarpe, Renata Echeverria Martins. Desta vez, a convidada será a designer Joana Lira, que abordará a importância do patrimônio pernambucano na identidade visual dos seus trabalhos, utilizando ícones nordestinos, a exemplo da campanha Bora Pernambucar, da Secretaria de Turismo de Pernambuco.

TRANSMISSÃO 
Todas as ações desta quinta-feira (19) serão transmitidas no canal no Youtube da Secult-PE/Fundarpe (www.youtube.com/SecultPE). A 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco segue com programação até a próxima terça-feira (24), com o tema Estações do Patrimônio: Redes, Memórias e AfetosClique aqui e confira todas as atividades.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL