Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

OLIMPÍADA

Colégio de Aplicação da UFPE tem 20 equipes finalistas na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado em: 18/06/2021 21:38

 (Foto: Alexandre Gondim/Arquivo DP
)
Foto: Alexandre Gondim/Arquivo DP
O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem 20 equipes na final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O número é um recorde para o CAp e representa, ao todo, 60 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A prova final acontece, em agosto, pela internet. Essa etapa do evento, que é realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terá a participação de 415 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O CAp chega à etapa final com destaque. Além de bater o seu próprio recorde de equipes finalistas, uma delas (chamada “SerTão Mulher”) conquistou a maior nota (3.748,23) entre as escolas públicas de todo o Nordeste nesta edição. “No ano passado, fomos para a final com 11 equipes e já tinha sido o maior número, até o momento. Então, conseguimos ir além este ano [2021]”, diz o professor de História Diego Carvalho da Silva, orientador das equipes do CAp.

Ao todo, Pernambuco conta com 82 grupos na final da 13ª ONHB, incluindo os do CAp. É o estado brasileiro com o maior número de equipes finalistas. Por região, o Nordeste tem a maior quantidade de equipes na final: 285 grupos. 

Este ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, foram realizadas seis fases on-line, com duração de uma semana cada, e a última etapa foi encerrada no dia 12 deste mês. A prova para os finalistas será realizada, no dia 16 de agosto, e a cerimônia de premiação virtual será em 12 de setembro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco