Diario de Pernambuco
Busca

evento

TJPE lança o livro Tribunal de Justiça de Pernambuco - 200 anos de história

Publicado em: 10/05/2021 22:22 | Atualizado em: 10/05/2021 22:49

Foto: TJPE/ Divulgação.
O Poder Judiciário de Pernambuco lançou o livro virtual "Tribunal de Justiça de Pernambuco - 200 anos de história", volume 1, nesta segunda-feira (10). O evento foi comandado pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, e pelo presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória, desembargador Jones Figueirêdo, durante o Webinário "Dia da Memória do Poder Judiciário: 200 anos do TJPE". O evento promovido pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi transmitido pelo canal da escola no Youtube e proposto pela Comissão de Gestão e Preservação da Memória e pelo Memorial da Justiça. Estes trabalhos marcaram o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído através da Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
O tema central do livro é o antigo Tribunal da Relação de Pernambuco e seu contexto histórico de criação, abordado em 14 artigos de historiadores e/ou professores universitários, que foram transformados em 14 capítulos. Inclusive, este volume apresenta a cópia do Alvará Régio que criou o Tribunal da Relação de Pernambuco, datado de 6 de fevereiro de 1821, junto com sua respectiva transcrição paleográfica.
 
Segundo a gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua, a publicação dessa obra marca a data de aniversário dos 200 anos de criação do TJPE de forma inédita. “O livro reúne estudos aprofundados, textos de alguns dos maiores especialistas no estudo da Justiça brasileira e pernambucana, preenchendo uma lacuna na publicação de obras sobre o assunto. Assim, oferece ao público um trabalho valiosíssimo, contribuindo para os novos projetos de pesquisa sobre a matéria, além de ser acessível gratuitamente a todos pela internet”, comenta a gestora.
 
O livro "Tribunal de Justiça de Pernambuco - 200 anos de história" será disponibilizado no formato virtual de forma gratuita a todos os interessados, em formato PDF, no site do Memorial da Justiça, órgão responsável pela organização do projeto. Em breve, sua versão impressa também estará disponível. 
 
Webinário "Dia da Memória do Poder Judiciário: 200 anos do TJPE" – promovido pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), ocorrerá novamente no dia 13 de maio, das 19h às 21h.  O evento faz parte da celebração dos 200 anos de criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, atual Tribunal de Justiça (TJPE), e ofereceu 130 vagas para servidores, 20 para magistrados e 50 para o público externo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL