Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ESTADOS UNIDOS

Ataque cibernético nos EUA afeta rede de fornecimento de combustível

Publicado em: 10/05/2021 18:41

 (Foto: Jeff Pachoud/AFP)
Foto: Jeff Pachoud/AFP
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos comunicou que, após um ataque cibernético a uma das maiores redes de fornecimento de combustível do país, o governo anunciou estado de emergência em 18 estados norte-americanos. A rede atingida de oleoduto que ficou inoperacional é a Colonial Pipeline, empresa transportadora de produtos refinados. "Os administradores regionais declaram pela presente que existe uma emergência. Essa emergência é em resposta ao desligamento imprevisto do sistema Colonial Pipeline devido a problemas na rede que afetam o fornecimento de gasolina, diesel, combustível de aviação e outros produtos petrolíferos refinados.

A ruptura de abastecimento afetou os estados do leste e sul: Alabama, Arkansas, Washington D.C., Delaware, Flórida, Geórgia, Kentucky, Louisiana, Maryland, Mississipi, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e Virgínia", diz a nota.
Os EUA também informaram que será permitido o transporte imediato de combustível em caminhões-tanque para os territórios afetados.

De acordo com reportagem do canal Fox Business, uma fonte anônima na investigação do caso relatou que a suspeita do ataque foi cometida pela gangue criminosa chamada DarkSide, que cultiva uma imagem de Robin Hood de roubar de corporações e dar uma porção para a caridade, mas que não ataca alvos médicos, educacionais ou governamentais. Segundo o relato, a falta de transparência sobre o caso tanto por parte da Colonial Pipeline como do DarkSide sugere que a primeira está pagando ou já pagou o resgate.

Segundo diversas notícias publicadas pela mídia sobre o corrido, o ataque cibernético foi realizado com um código malicioso que cifra os sistemas e ainda exige um resgate para desbloqueá-los. Já os especialistas apontaram que a reparação dos sistemas da Colonial Pipeline irá levar vários dias para retomar a normalidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Inflação tem maior alta para maio em 25 anos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco