Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

João Lyra sai em defesa de Raquel Lyra: 'Ela pode galgar qualquer cargo'

Publicado em: 23/04/2021 11:54

 ( Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto desmentiu, ontem, a informação repassada por aliados sob condição de anonimato de que ele teria aconselhado sua filha, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a abrir mão de uma candidatura ao governo do estado no próximo ano. "Não tem nenhuma veracidade. Não houve nenhum comentário, não houve nenhuma conversa sobre isso. (A informação) não é verdadeira", afirmou.


O próprio João Lyra procurou o Diario para dar a sua versão. “Ela é cotada (como possível candidata ao governo) porque é prefeita de uma cidade importante, foi reeleita com um índice muito alto, tem aprovação muito alta e tem um histórico político importante. Foi secretária de estado, deputada estadual e desponta como uma das lideranças a nível estadual que possa galgar qualquer cargo”, disse. Raquel foi reeleita prefeita de Caruaru no ano passado com 66.86% dos votos válidos.


O posicionamento de João Lyra foi no sentido de negar a desistência da pré-candidatura de Raquel Lyra ao governo do estado. Ele não confirmou, entretanto, que ela será candidata. “A nossa posição no estado depende muito do cenário nacional. Estamos em uma crise institucional, estamos em uma pandemia que tem trazido resultados muitos negativos na humanidade inteira, mas o Brasil, pela ineficiência da gestão do governo federal, tem agravado muito a situação no país. As articulações nacionais vão repercutir muito no estado”, explicou.


Cotada como um dos nomes capazes de liderar uma frente de oposição ao PSB no estado no próximo ano, Raquel Lyra assumiu, em março, a presidência do PSDB em Pernambuco, em um movimento considerado estratégico. Paralelamente, foi confirmado o retorno do ex-senador Armando Monteiro ao partido.


Apoio

Esta semana, em entrevista à Rádio Clube AM, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, ao ser questionado sobre qual dos nomes oposicionistas ventilados até o momento mais o agradava, declarou apoio a Raquel Lyra. “Venho acompanhando a sua excelente gestão em Caruaru”, justificou. O Cidadania, que em 2020 disputou a Prefeitura do Recife com Léo Salazar sendo candidato a vice na chapa da Delegada Patrícia (Podemos), deve estar no palanque da oposição em 2022.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL