Diario de Pernambuco
Busca

DETERMINAÇÃO

Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas nas redes pública e privada de todo o estado

Publicado em: 03/03/2021 12:03 | Atualizado em: 03/03/2021 12:25

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife)
Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) determinou a suspensão de cirurgias eletivas em todo o estado. A medida foi publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial e entra em vigor a partir do dia 8 deste mês, sendo válida até o dia 19 de março. A determinação é tida como uma das alternativas do Governo de Estado para mitigar o avanço da Covid-19, bem como para a liberação de leitos, uma vez que Pernambuco tem mais de 90% dos equipamentos ocupados em razão do aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus. Cirurgias eletivas são "aquelas que possam ser adiadas ou reprogramadas sem prejuízo à saúde do paciente".

"Fica determinada, entre o período de 08 a 19 de março, a suspensão de realização de cirurgias eletivas em todas as unidades hospitalares da rede assistencial pública e privada no âmbito do Estado de Pernambuco", diz um trecho da determinação, assinada pelo secretário de saúde do estado, André Longo. Na medida, o secretário também assinala que os servidores públicos que tiveram as atividades suspensas "poderão ser convocados para outras atividades no âmbito da assistência hospitalar ou de teletrabalho".

No dia 26 de fevereiro, a SES-PE suspendeu a realização de cirurgias eletivas nas redes pública e privada de 63 municípios do interior pernambucano. A SES-PE descreve cirurgias eletivas como "aquelas que possam ser adiadas ou reprogramadas sem prejuízo à saúde do paciente". A medida serve como nova tentativa de barrar a disseminação do vírus no estado, assim como para viabilizar a não ocupação de leitos, "considerando a necessidade de destinar o maior número de leitos disponíveis para o tratamento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de infecção" pela Covid-19.

Quais cirurgias seguem permitidas?

A Secretaria Estadual de Saúde manteve, nas redes hospitalares pública e privada, os atendimentos clínicos ou cirúrgicos,  procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência. Também foram mantidas consultas e procedimentos ambulatoriais, assim como serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – que dão suporte aos pacientes internados. Além das cirurgias eletivas inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos e tecidos, entre outras.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL