Diario de Pernambuco
Busca

Janeiro

Intenção de consumo tem terceira alta seguida em Pernambuco

Publicado em: 25/02/2021 15:56

Décimo terceiro salário e programas de auxílio emergencial elevaram as expectativas.  (Foto: Tarciso Augusto/Arquivo DP)
Décimo terceiro salário e programas de auxílio emergencial elevaram as expectativas. (Foto: Tarciso Augusto/Arquivo DP)

As famílias pernambucanas se mostraram dispostas ao consumo pelo terceiro mês consecutivo. O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do estado Foi de 67,4 pontos em janeiro deste ano, enquanto em dezembro de 2020 havia sido de 66,9 pontos. O desempenho, apesar de estar na zona de avaliação negativa, abaixo dos 100 pontos, é positivo e foi influenciado pelos programas de distribuição de renda emergencial realizado pelo governo federal, do décimo terceiro salário e de uma geração de emprego em melhor ritmo do que o verificado nos meses iniciais da pandemia. Porém, houve uma queda na intenção de consumo na comparação com janeiro de 2020, quando o índice foi de 83,9 pontos. 

Apesar de o índice apresentar a terceira alta seguida em Pernambuco, essa variação positiva não era esperada para o momento por conta da conjuntura econômica crítica para a renda familiar. Inclusive, programas de distribuição de renda, como o auxílio emergência, foram encerrados em dezembro passado e eles haviam contribuído de maneira significativa para a manutenção do consumo no estado. Além disso, em janeiro há a alta sazonal do desemprego com o encerramento de vagas formais devido a reestruturação de equipes e o fim de contratos temporários. Na análise por indicadores, verifica-se que o Emprego atual e a Compra a prazo apresentam as maiores quedas, sendo estes os mais impactados por esses fatores.

No entanto, como o índice de Intenção de Consumo das Famílias serve como um antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, a possibilidade do retorno do auxílio emergencial em março contribuiu para a elevação da pontuação. Além disso, a aprovação das vacinas e o início do plano de imunização também serviram como aspectos positivos. Para o índice de fevereiro, as expectativas são positivas. Mesmo com a não realização do carnaval neste ano, essa é uma data importante para o comércio e costuma incentivar o consumo em Pernambuco. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL