Diario de Pernambuco
Busca

WASHINGTON

Washington muda regras dos investimentos norte-americanos em empresas chinesas com vínculos militares

Publicado em: 27/01/2021 20:00

 (Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP)
Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (27) em seu portal que Washington alterou as restrições a investimentos em determinadas empresas militares da China, abrangendo ainda as subsidiárias e permitindo compras até maio de companhias com nomes similares das que haviam sido anteriormente banidas.

De acordo com o noticiado pela agência Reuters, a administração de Joe Biden anunciou que a maioria dos investimentos em empresas "cujo nome se aproxima, mas não exatamente, do nome de uma empresa militar comunista chinesa" seria permitida até 27 de maio de 2021. Entretanto, comunicou que a ordem não autoriza transações de títulos com subsidiárias de empresas militares chinesas proibidas.

No ano passado, em novembro, o governo de Donald Trump determinou proibir os investimentos norte-americanos em empresas chinesas que os EUA classificassem serem controladas por militares chineses, tendo como objetivo aumentar a pressão sobre Pequim após as eleições presidenciais. A medida proibia os investidores americanos de comprar títulos de tais empresas, cuja finalidade era provocar um forte impacto econômico em algumas das maiores empresas da potência asiática.

Em contrapartida, diversas destas empresas negam veementemente haver qualquer tipo de ligações militares e, por outro lado a China garante também que não existe comprovação dos EUA para justificar tal ação, considerando-a como uma opressão gratuita e infundada às suas companhias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL