Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

VACINAÇÃO

Brasil é o quinto país que menos vacinou em ranking da Oxford

Publicado em: 19/01/2021 21:19

 (Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Após o início da vacinação emergencial contra a Covid-19 em todos os estados e no Distrito Federal, o Brasil passou a contabilizar resultados na corrida pela vacinação. O país passou a integrar a Our World Data, plataforma mantida pela Universidade de Oxford que contabiliza os números de vacinados pelo mundo.

A última atualização feita pelo levantamento da Oxford indica 6.515 brasileiros imunizados. Com esse número, o Brasil figura entre os 5 países com menor número de pessoas vacinadas. O país está na frente de Singapura, Islândia, Luxemburgo e Kuwait. As nações que mais imunizaram são os Estados Unidos (12,28 milhões), China (10 milhões) e Reino Unido (4,72 milhões).

Vacinômetro

Entre os estados do país, foram distribuídas 6 milhões de doses da Coronavac. O cálculo de distribuição é feito levando em consideração a população de cada estado, o que fez com que São Paulo recebesse 1.357.640 doses do imunizante. As outras 4.636.936 unidades da vacina foram distribuídas entre as demais regiões do Brasil. A região Centro-Oeste é a que conta, até agora, com o menor número de doses (574.160), enquanto o Sudeste recebe a maior quantidade (2.534.360).

O início da vacinação também incentivou os governos estaduais a criar um ranking com sua população vacinada. Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte desenvolveram o "vacinômetro", um painel eletrônico atualizado em tempo real que contabiliza o número de pessoas vacinadas e suas respectivas regiões. Até o final da tarde de ontem os termômetros somavam 9.806 pessoas vacinadas nos três estados.

O Correio tentou contato com o Ministério da Saúde — que tem administrado a campanha de imunização em todos os estados e municípios do Brasil — sobre o total de brasileiros imunizados nos últimos três dias, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para respostas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Covid longa preocupa OMS e desperta desafios
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/02
Bolsonaro diz não ter briga com a Petrobras
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/02
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco