Diario de Pernambuco
Busca

Preservação

Exército anuncia projeto de turismo histórico com ações sociais em Jaboatão

Publicado em: 04/12/2020 14:22 | Atualizado em: 04/12/2020 22:58

 (Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)
Foto: Paulo Paiva/ DP Foto
O Comando Militar do Nordeste (CMNE) apresentou, nesta sexta-feira (4) os detalhes do Projeto Memória Militar – Origens do Exército, que visa implantar um roteiro de visitação integrando locais históricos do estado. Entre os locais incluídos no circuito, estão sítios históricos do Recife, Jaboatão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão.

O anúncio foi feito no Mirante Henrique Dias, dentro do Parque Histórico Nacional Guararapes (PHNG), em Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes. O local é considerado pelo Exército como o ponto de nascimento da instituição, em referência à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648.

Para marcar o início das atividades, o Exército ofereceu diversos serviços gratuitos à população na Ação Guararapes, que oferece atendimentos médicos nas áreas de ginecologia, pediatria, dermatologia, psicologia e clínica geral. Além disso, foram ofertados atendimentos odontológicos, mamografia, vacinação contra a gripe, teste rápido para DST/Aids, avaliação nutricional, emissão de documentos públicos, barbearia, agendamento de entrevistas para emprego, além de suporte jurídico e micro-empresarial.

“Esta região é muito significativa para o Exército brasileiro. Aqui nasceu a nossa pátria, aqui nasceu o Exército brasileiro. Então, cada vez mais, a gente quer essa integração com a população local”, afirmou o Coronel Monteiro, comandante da Base Administrativa do Curado e responsável pela ação social. A expectativa dos organizadores é de que, até o final dos trabalhos, entre 1.300 e 2.000 pessoas sejam atendidas. Rosilene Maria, 58, veio fazer uma mamografia. A dona de casa conta que achou uma boa oportunidade para realizar o exame de graça. “É difícil conseguir um atendimento, então eu acho bom que haja uma ação como esta”, contou.

A ação desta sexta (4) é resultado de trabalho conjunto entre a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o Serviço Social do Comércio (SESC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Rotary Club Jaboatão, a Central Única das Favelas (CUFA), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (FECOMERCIO-PE), a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura de Recife e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O projeto

O Projeto Memória Militar - Origens do Exército tem como principal meta a gestão integrada dos bens culturais que existem em Pernambuco, especialmente os sítios históricos que remetam às origens do Exército Brasileiro, com vistas à sustentabilidade social, histórica, cultural, ambiental e econômica. Para o Tenente-coronel Allan Serrão, supervisor do projeto, a população tem muito a ganhar com o plano. “As principais entregas que nós visualizamos para a sociedade são a preservação da nossa história, o incentivo à pesquisa, a geração de emprego e renda, e nós valorizarmos e reforçarmos nosso sentimento patriótico”, disse.

O objetivo é que, com a implantação do projeto, exista uma maior interação entre a população e os sítios históricos do estado, visando o conhecimento e o reconhecimento de uma identidade nacional através da história. Além disso, o projeto visa fortalecer o turismo local e incentivar a pesquisa histórica em Pernambuco.

Os custos totais da execução do plano ainda estão sendo mensurados, e devem vir tanto de recursos orçamentários quanto de emendas parlamentares e iniciativa privada. O término da fase de planejamento do projeto está previsto para março de 2021. A conclusão de todas as etapas deve acontecer até dezembro de 2023. Até lá, as atividades seguem de acordo com as restrições impostas pela pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL