Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Reeducandos do Projovem participam de avaliações para concluir ensino fundamental

Publicado em: 25/11/2020 09:36

 (Fotos: Divulgação/Seres)
Fotos: Divulgação/Seres
Quarenta e quatro reeducandos de quatro unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife realizaram, na primeira quinzena de novembro, a última prova do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Com o programa, os jovens puderam concluir o ensino fundamental e terão a oportunidade de se matricular no ensino médio.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), chama a atenção para o aluno José Márcio da Silva Neto. Na data da prova, José Márcio, 28 anos, já estava em casa com alvará de soltura provisório e sob monitoramento eletrônico, mas procurou a Seres para que pudesse realizar a avaliação.

“Eu tinha que concluir o ensino fundamental para eu melhorar de vida, estou a procura de emprego, tenho uma filha”, explicou Neto. Ele passou quase cinco anos no Presídio de Igarassu (PIG). “Márcio nos procurou para fazer a prova fora do ambiente prisional a fim de não perder a oportunidade de ir para o ensino médio.

A avaliação foi realizada nesta segunda-feira (23), na sede da Seres, sob supervisão do pessoal da educação”, contou Maria Betânia Lins de Amorim, da coordenação do Projovem Prisional.

“O Projovem é uma forma de resgatar aquele estudante que por algum motivo não concluiu o ensino fundamental, esse é o objetivo do programa. Para os privados de liberdade temos outro objetivo, o de ressocializar, mostrar para essa população que através da educação  poderá melhorar as possibilidades de trabalho ao sair da privação de liberdade”, destacou a superintendente de Capacitação e Ressocialização da Seres, Valéria Fernandes.

Na etapa final foram aplicadas provas de português, inglês, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e qualificação profissional. As unidades incluídas no Projovem são os presídios Juiz Antonio luiz Lins de Barros (Pjallb), Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), de Igarassu(PIG) e ]nitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC).




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL