Diario de Pernambuco
Busca

Jovens

Projeto Novas oportunidades insere jovens egressos da Funase no mercado de trabalho

Publicado em: 27/11/2020 14:39

 (Foto: Divulgação/SDSCJ.)
Foto: Divulgação/SDSCJ.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) através do projeto estadual Novas Oportunidades, realizou 90 atendimentos técnicos de forma remota, cadastrou 42 jovens na iniciativa e inseriu 19 deles em atividades socioprodutivas em empresas públicas e privadas.

A iniciativa articula e oferece ações de profissionalização e inserção no mercado de trabalho para aprendizes e jovens egressos das unidades de da Fundação de Atendimento Socioeducativa (Funase), da Região Metropolitana do Recife (RMR). O projeto ainda firmou 29 parcerias com instituições. Nos locais de aprendizagem, os jovens exerceram funções de assistente administrativo, operador de impressão gráfica, técnico em segurança do trabalho, comércio e logística. 

Como nos anos anteriores, o Novas Oportunidade teve baixo índice de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e reincidência: 2 e 3 casos, respectivamente. Os dados foram apresentados durante reunião remota, que contou com a participação de jovens aprendizes, representantes das instituições parceiras e profissionais municipais e da SDSCJ.

A aprendiz Gabriela Vilaça, inserida nas atividades do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), destacou durante a apresentação o quanto o projeto trouxe mudanças importantes em sua vida. “Hoje somos motivo de alegria para muita gente. É muito importante ver as pessoas confiando na gente. Me sinto privilegiada e fico muito grata. Isso me emociona e me estimula a mostrar a diferença”, afirmou. Já Gilberto Silva, que atua na Renapsi, agradeceu a equipe por acreditar nos seus sonhos. “O projeto me deu uma chance. Todos da equipe acreditaram no meu potencial e eu aproveitei as oportunidades. Eles me transformaram em um jovem com visão. Hoje eu sei onde quero chegar e estou muito grato por terem acreditado em mim”, disse. Segundo Valdecy Lima, aprendiz da Escola Dom Bosco, o projeto mudou sua expectativa de vida. “O Novas Oportunidades está mudando muitas vidas. Minha mãe me vê hoje com olhar de alegria e vejo que meu futuro será dando muitas felicidades para a minha família”, pontuou.

A gerente geral do Sistema Socioeducativo, Suelly Cysneiros, destaca que apesar de 2020 ter sido um ano diferenciado e que necessitou de adaptações, o projeto conseguiu garantir resultados significativos. “Nosso principal objetivo é permitir que esses meninos e meninas conquistem autonomia e reconhecimento social e familiar. Com muito esforço, em um contexto pandêmico e lidando com a falta de estrutura para assistir as aulas e exercer as atividades de forma remota, por exemplo, esses jovens conseguiram finalizar o ano com êxito. Acompanhar essas mudanças é fundamental para entendermos como o projeto tem mudado a rota das vidas deles e como pode transformar outras”, ressaltou a gestora.

Para 2021, o projeto segue apostando no formato de trabalho online, mas vai iniciar a volta das atividades presenciais tomando os cuidados de distanciamento e as recomendações de higiene estabelecidas em consequência da COVID-19. “Resiliência e reformulação foram as palavras deste ano. Com a necessidade do isolamento social, tivemos vários desafios. Esses 19 jovens inseridos no mercado de trabalho são muito preciosos para nós, porque mostra o esforço da equipe e deles em vencer as dificuldades”, pontua a coordenadora do Novas Oportunidades, Neri Nunes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL