Diario de Pernambuco
Busca

BLOCO ECONÔMICO

Governo de Montevidéu quer fortalecer o Mercosul

Publicado em: 30/11/2020 19:34

 (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram
A vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, declarou numa entrevista que, embora haja divergências entre alguns países membros do Mercosul, seu país deseja reforçar os laços e as estruturas do bloco sul-americano. "Nós assumimos há pouco tempo, e as relações entre Argentina e Brasil já tinham algum problema. Não descartamos fortalecer os vínculos que o Uruguai tem com ambos os países para avançar em um Mercosul mais forte", afirmou. 

Atualmente, as relações entre Buenos Aires e Brasília encontram-se estremecidas e tensas, sobretudo depois das críticas do líder brasileiro Jair Bolsonaro sobre a vitória do presidente da Argentina Alberto Fernández. Na ocasião, Bolsonaro após o término do pleito, comentou que os argentinos escolheram "mal" ao dar a conquista ao peronista Fernández nas eleições presidenciais, o que resultou em vários atritos bilaterais. 

Em relação à situação da Venezuela, Beatriz Argimón expressou que considera o  governo de Nicolás Maduro uma "ditadura", e destacou que o Parlamento uruguaio se empenha em trabalhar com diferentes frentes e sistemas a fim de  "garantir a democracia" em seu país. "Para nosso governo, na Venezuela existe uma ditadura, e para nós também é indispensável avançar em eleições livres de uma vez por todas", apontou.

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um acordo entre as nações participantes que estabelece uma união aduaneira e determina o livre comércio e uma política comercial comum. Hoje, o bloco é formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, e Paraguai, sendo que a Venezuela está temporariamente suspensa e a Bolívia em processo de adesão como membro pleno.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL