Diario de Pernambuco
Busca

Ciência

Pesquisa da UFPE utiliza bagaço de cana para aumentar durabilidade do concreto

Publicado em: 01/10/2020 14:58 | Atualizado em: 01/10/2020 17:55

 (Foto: Capistrano/UFPE/Divulgação)
Foto: Capistrano/UFPE/Divulgação
Uma pesquisa elaborada por pesquisadores do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag) do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv) da Universidade Federal de Pernambuco indicou que o uso das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar adicionado ao cimento melhora a qualidade do concreto. O efeito se dá através da redução do ataque de agentes externos, o que favorece a aderência e o endurecimento do produto. 

O estudo, que se propôs a caracterizar e avaliar essa capacidade das cinzas do bagaço de cana em diversos graus de moagem por meio de raios-X, revelou a possibilidade concreta de utilizar o material, desde que com o devido beneficiamento, como substituição parcial do cimento. Também avaliadas, as cinzas in natura não atenderam aos requisitos químicos. O artigo foi publicado recentemente na Construction and Building Materials, periódico internacional de alto impacto na área de Construção Civil.
 
A pesquisa é de autoria da mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE (PPGEC) Sara Martins Torres, com a colaboração dos doutorandos Victor Estolano, Priscilla Basto e Nilvan Teixeira Junior, e orientação do professor Antônio Acacio de Melo Neto. A pesquisa foca na utilização de materiais cimentícios suplementares na indústria da construção civil, visando à redução das emissões de CO² e do consumo de energia da produção do cimento Portland, com a destinação apropriada de resíduos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL