Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Índice

Tendência de recuperação das atividades econômicas em Pernambuco

Publicado em: 22/09/2020 18:07 | Atualizado em: 22/09/2020 18:22

Indústria da confecção passou a produzir máscara para se manter ativa.  (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
Indústria da confecção passou a produzir máscara para se manter ativa. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)

Pernambuco vem apresentando resultados positivos no que diz respeito à recuperação econômica, impulsionada pela retomada das atividades no estado. Segundo índice do Banco Central, que mede a atividade econômica utilizando como prévia do Produto Interno Bruto (PIB), Pernambuco teve o melhor resultado entre os estados do Nordeste analisados, à frente de Bahia e Ceará. Já na média nacional, o estado teve o segundo melhor desempenho, atrás apenas de Minas Gerais. Em julho deste ano, a alta foi de 1,78% em relação ao mesmo mês de 2019. A indústria local é o principal fator a puxar Pernambuco para cima da lista, mas também influencia a recuperação do comércio e serviço no estado, mesmo que de forma gradual.

Na variação mensal, o crescimento de 2,97% em julho sobre junho deste ano, marcando o terceiro mês consecutivo de incremento. Já no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, Pernambuco também teve o melhor resultado entre os três estados do Nordeste analisados. A tendência de recuperação vem sido puxada, principalmente, pela produção industrial.

"A indústria não teve a obrigatoriedade de parar em Pernambuco. Algumas tiveram uma redução natural na demanda por conta da pandemia, mas tentamos ver adaptações para introduzir neste período. A de confecção passou a produzir máscara, enquanto a sucroalcooleira produziu álcool. As demais, com exceção da construção civil, criamos um comitê que monitorou a logística para não faltar insumos, questão de escoamento e também a chegada dos funcionários nas fábricas", explicou Maíra Fischer, secretária Executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

O comércio e serviços também começam a avançar na recuperação. "Vemos uma tendência de melhora. As contratações já voltaram no comércio e isso é o que está na expectativa do empresariado. O horizonte indica que continue esse processo de recuperação", pontou Maíra Fischer.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco