Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Avanço no plano de flexibilização acontece de forma regional na segunda

Publicado em: 30/09/2020 17:35 | Atualizado em: 30/09/2020 18:51

serviços de alimentação terão horário ampliado nas geres de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. (Foto: Wagner Ramos/Divulgação)
serviços de alimentação terão horário ampliado nas geres de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. (Foto: Wagner Ramos/Divulgação)

O avanço do plano de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco vai continuar de forma regional, respeitando os dados de saúde em relação à contaminação do coronavírus no estado e também a permanência de cada regional por duas semanas em cada uma das etapas finais. Desta forma, a Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e a gerência regional de saúde (geres) de Caruaru vão continuar na etapa em que se encontram agora, a nove. Os avanços programados vão acontecer no Agreste e no Sertão a partir da próxima segunda-feira.

A Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e geres de Caruaru haviam avançado de etapa nesta semana e, por conta disso, passarão mais uma semana na etapa nove, quando os dados epidemiológicos serão reavaliados. Já as gerências regionais de saúde de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada se igualam e chegam à etapa nove. Desta forma, ficam liberados eventos sociais e culturais, para 100 pessoas ou 30% da capacidade do estabelecimento. Além disso, os serviços de alimentação poderão funcionar das 6h à meia noite e com 70% da capacidade.

As gerências regionais de saúde de Ouricuri e Afogados da Ingazeira também não vão passar para a próxima etapa e permanecem na oito. Segundo Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a previsão é que o avanço para a etapa nove deve acontecer no dia 12 de outubro.

Para o secretário, o estado tem conseguido fazer os avanços dentro do que foi programado no plano de flexibilização das atividades econômicas. Inclusive, já existe previsão para ampliação da capacidade dos eventos. %u201CA expectativa é no dia 12 de outubro a capacidade seja ampliada para 300 pessoas nos eventos. Elaboramos um estudo em relação aos protocolos que permite os avanços sem que o número de contaminação e óbitos tenha crescimento novamente. Estamos estudando de que forma vamos poder aumentar essas cargas desde que os números continuem estáveis%u201D, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL