Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

UFPE divulga plano de retomada gradual dos laboratórios de pesquisa

Publicado em: 04/08/2020 19:30 | Atualizado em: 04/08/2020 19:55

Ocupação se dará de forma voluntária e limitada às atividades que não puderem ser realizadas com êxito remotamente. (Júlio Jacobina /DP Arquivo)
Ocupação se dará de forma voluntária e limitada às atividades que não puderem ser realizadas com êxito remotamente. (Júlio Jacobina /DP Arquivo)
 
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Resolução Nº 05/2020, publicada no Boletim Oficial nº 75, de 31 de julho de 2020, divulgou o plano de retomada gradual dos laboratórios de pesquisa. O retorno às atividades em laboratório será gradual e em fases que preservem as condições de segurança obrigatórias, de responsabilidade compartilhada entre os laboratórios e os seus pesquisadores/usuários.

A UFPE ressalta que a utilização dos espaços de pesquisa pelos docentes, pesquisadores, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação nos campi da Universidade se dará de forma voluntária e limitada às atividades que não puderem ser realizadas com êxito remotamente.
 
Entre as normas do protocolo de segurança estão as condições de segurança obrigatórias, de responsabilidade compartilhada entre os laboratórios e os seus
pesquisadores/usuários.
 
Os laboratórios precisam  disponibilizar pias com água corrente e sabão, e/ou álcool em gel e/ou álcool líquido à 70% para limpeza das mãos;dispor de ventilação natural ao invés de ar condicionado, quando possível. E ainda afixar cartazes nas entradas dos laboratórios indicando a obrigatoriedade do uso de máscaras, a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, e a capacidade máxima do ambiente em número de pessoas.
 
Também deverão ser afixados cartazes nas entradas dos banheiros indicados para utilização sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, e a capacidade máxima do ambiente em número de pessoas.
 
Cabe aos pesquisadores: acessar exclusivamente as áreas necessárias à realização do trabalho de pesquisa laboratorial; usar escadas em substituição aos elevadores, quando possível, e uso do elevador por apenas uma pessoa por vez, evitando contato de grandes superfícies corporais durante o deslocamento; usar constantemente máscara sobre o nariz e boca, além de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) referentes a boas práticas laboratoriais;
 
Também é preciso manter distância de no mínimo 1,5 metro entre usuários;
V - respeitar e fazer respeitar o limite máximo de ocupação do espaço, de 1 (uma) pessoa para cada 10 m² de área, exceto nos laboratórios que mantenham procedimentos específicos de biossegurança; manter higiene das mãos frequentemente; respeitar a escala de usuários, conforme determinação da coordenação do laboratório;
 
Outra norma é em relação ao tempo de permanência de que deve ser o mínimo necessário para a execução das atividades de pesquisa que não possam ser realizadas remotamente ou em outro local; e higienizar as bancadas e equipamentos de trabalho.
 
Os procedimentos para retomada das atividades em laboratório, assim como o plano de retomada na íntegra, podem ser conferidos no Boletim Oficial da UFPE.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL