Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Saúde

Recife retoma práticas integrativas de forma presencial

Publicado em: 14/08/2020 16:11 | Atualizado em: 14/08/2020 16:34

 (Foto: Ikamahã/Sesau PCR/Divulgação)
Foto: Ikamahã/Sesau PCR/Divulgação
Profissionais de saúde da rede municipal do Recife e pacientes com prontuários cadastrados no Serviço Integrado de Saúde (SIS), no Engenho do Meio, já podem voltar a realizar algumas atividades individuais no SIS, localizado no Engenho do Meio. Para ter acesso aos serviços de Práticas Integrativas e Complementares (Pics) oferecidos no local pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é preciso agendar o acolhimento previamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone (81) 3355-3189.

Neste primeiro momento, todas as práticas estão sendo oferecidas de forma individual e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Entre as práticas oferecidas estão acupuntura, reike, auriculoterapia, nutrição, osteopatia e aulas de consciência corporal, pilates e tai chi, com apenas um aluno por vez.

O SIS segue todas as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus, como higiene frequente dos ambientes, exigência do uso de máscaras, distanciamento entre os usuários e disponibilização de local para lavagem das mãos ou álcool a 70% para limpeza. Além disso, os profissionais que realizam os atendimentos utilizam os equipamentos de proteção individual necessários.

“Entendemos que este serviço é fundamental para ajudar na manutenção da saúde mental dos profissionais de saúde e da população de forma geral. Nos preparamos enquanto política e serviço de práticas integrativas, adaptando a oferta das atividades aos protocolos de cuidados”, destacou Nícolas Augusto, coordenador de Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Recife. As atividades presenciais no SIS foram interrompidas em março em função da pandemia da Covid-19.

Recife Integrativo

A equipe da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) também está disponibilizando práticas corporais, psicoemocionais e pedagógicas por meio da plataforma Recife Integrativo, que pode ser acessada através do aplicativo Atende em Casa, onde o usuário é redirecionado para o blog e para o canal do Recife Integrativo no Youtube. Tai Chi Chuan, massagem, meditação, pilates e yoga estão entre as práticas oferecidas para quem quer cuidar da saúde física e mental nesta pandemia, mas ainda fica receoso em praticar exercícios físicos ao ar livre.

Alívio de dores no corpo, diminuição do estresse e ansiedade, redução da insônia e auxílio no autoconhecimento estão entre os benefícios proporcionados pelas aulas. O material é atualizado semanalmente, e as atividades são divididas em leves, intensas e moderadas, para que o usuário avalie qual melhor se encaixa na sua condição. O portal também disponibiliza conteúdo em áudio com dicas para lidar com o distanciamento social, além de receitas de alimentação saudável e integral. Além disso, lives sobre diversos temas são feitas frequentemente no perfil do projeto, no Instagram (@recifeintegrativo) - que também pode ser acessado por meio do Atende em Casa.

Além das aulas online, a plataforma Recife Integrativo lançou, no início de julho, uma cartilha sobre autocuidado na pandemia. Disponibilizado no site da Prefeitura do Recife, o material traz informações gerais sobre saúde, receitas e dicas de cuidados com a alimentação, além de informações sobre o uso de plantas medicinais e orientações sobre como melhorar a qualidade da respiração e do sono.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: Entenda por que a inflação dos alimentos disparou
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #259 O que é uma planta?
Rhaldney Santos entrevista Rodrigo Novaes e Otaviano Maroja
Rhaldney Santos entrevista o desembargador do TJPE Erik Simões
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco