Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA

Paço do Frevo promove web encontro para discutir patrimônio e práticas culturais

Publicado em: 07/08/2020 13:40 | Atualizado em: 07/08/2020 13:52

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Para marcar o mês do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, o Paço do Frevo realizará o web encontro Conversa Virtual: Projetos Culturais e a Agenda 2030, no dia 18 de agosto, às 14h, dentro de uma série de ações voltadas a estimular reflexões e atitudes frente aos desafios vivenciados no cotidiano patrimonial. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através deste link. A ação é furto do projeto transnacional “Cultura e Desenvolvimento: Projetos culturais e a Agenda 2030” idealizado e implementado pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLOBS) da Universidade do Minho, em Portgual, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O que é a Agenda 2030 e quais suas relações com o universo da cultura? Qual a importância dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para o fazer cultural, no Brasil? Quais as perspectivas de diálogo entre a Agenda 2030 e as práticas em cultura e patrimônio, em Pernambuco? Estas e outras questões serão debatidas, junto com o público, pelos convidados Vanessa Marinho, mestre em história e coordenadora de conteúdo do Paço do Frevo; o etnomusicólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carlos Sandroni; e o pesquisador e coordenador do POLOBS, Manuel Gama.

Criada em 2015 a partir de uma mobilização de diversos países ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 reúne uma série de diretrizes voltadas ao desenvolvimento humano e sustentável. Trata-se de um documento estruturado como plano de ação global que visa fortalecer a paz universal e a prosperidade de todos, protegendo os recursos naturais do planeta e promovendo sociedades mais justas. Para tanto, o documento traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem cumpridas até o ano de 2030.

Integrados e indivisíveis, os Objetivos se desdobram em dimensões ligadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, almejando concretizar os direitos humanos de todos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. “Afora os compromissos e propostas mais voltadas ao todo, a Agenda 2030 traz, também, sugestões que, direta ou indiretamente, se relacionam com o universo da cultura e dos patrimônios”, comenta a Gerente Geral do Paço do Frevo, Nicole Costa.

“Neste sentido, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’ estão totalmente relacionados às missões de instituições museais ligadas ao patrimônio, como o Paço do Frevo. De igual forma, a Agenda 2030 contém itens ligados diretamente ao patrimônio, como ‘Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo’”, complementa.

SERVIÇO
Web encontro Conversa Virtual: Projetos Culturais e a Agenda 2030
Quando: dia 18 de agosto, às 14h
Onde: plataforma Virtual - link para acesso será enviado mediante inscrição prévia, sujeito a lotação
Inscrições gratuitas até o dia 14/08 através do link (a confirmação será enviada por email um dia antes da realização da ação)
Público-alvo: estudantes, pesquisadores, brincantes, produtores e demais interessados no tema.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL