Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

NATUREZA

Onça-preta rara é flagrada tomando banho de rio em Roraima

Publicado em: 10/08/2020 19:42

 (Foto: Santiago Pereira/Arquivo Pessoal)
Foto: Santiago Pereira/Arquivo Pessoal
Considerada rara na natureza, uma panthera onca (nome científico) de cor preta foi flagarada tomando banho no encontro dos rios Candeias e Jamari, zona rural de Porto Velho. A onça-preta foi fotografada por dois amigos que foram até o rio, no final de semana, para pescar. 

O administrador Santiago Pereira, de 28 anos, contou em entrevista ao G1, como foi o encontro com o animal. "A gente estava no barco e ela apareceu bem próxima, tomando banho no rio. Deu somente para tirar essa foto, pois ela foi muito rápida e ,ao ver a gente, saiu correndo da água e entrou na mata bem na hora que eu iria fazer aquela selfie", brinca Santiago.

"Eu achei super interessante, pois onça-preta em Rondônia é coisa rara. Se eu pudesse preservá-la, com certeza preservaria", diz ainda o administrador que, depois do flagrante, descobriu que a onça já foi vista outras vezes na região. "A onça já é muito conhecida pelos moradores locais, no entanto, alegam que ela é mansa", afirma.

Ainda de acordo com informações do G1, o biólogo Flávio Terassini explica que que a onça-preta, na verdade, é uma onça-pintada com uma disfunção genética (falta de melanina) e é considerada super rara na natureza. 

"Eu confesso que até hoje, em 20 anos de pesquisa na Amazônia, eu já vi mais de dez onças-pintadas e vi apenas uma onça-preta na floresta. Uma onça dessa é algo que não se vê todos os dia", revelou o biológo.







Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco