Diario de Pernambuco
Busca

COMBUSTÍVEIS

Gás natural tem tarifa reduzida no estado

Publicado em: 03/08/2020 17:53

A redução girou em torno de 14,7%. (Foto: Copergás / Divulgação)
A redução girou em torno de 14,7%. (Foto: Copergás / Divulgação)
Desde o último sábado (01), as tarifas do gás natural no Estado sofreram redução aproximada de 14,7%. A Copergás reduziu os valores após autorização da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) devido à redução dos custos da molécula do gás e do transporte, que são atrelados ao preço do petróleo e à variação da taxa de câmbio – conforme determina o contrato entre a Copergás e a sua fornecedora, a Petrobras. 

Os percentuais de redução variaram conforme o mercado consumidor. A maior delas foi no segmento industrial (16,2%). Já a tarifa de cogeração sofreu uma queda de 12,2% enquanto a do comércio foi de 11,7%. Já a baixa do Gás Natural Veicular (GNV) foi de 10,3%. No segmento residencial, a redução ficou em torno de 9%.

Essa foi a segunda diminuição consecutiva das tarifas da Copergás este ano. Considerando a redução anterior, ocorrida em 1º de maio de 2020, as quedas médias acumuladas foram de 22,96% no segmento industrial, 17,95% para o Gás Natural Veicular, 20,74% para o comércio e 12,62% para o residencial. 

Nos próximos cinco anos, a Companhia afirma que deverá investir cerca de R$ 350 milhões em infraestrutura e cirará 490km de gasodutos para o período. Ainda no primeiro semestre de 2020, finalizou a obra de expansão da rede de distribuição para o município de Ipojuca. A expectativa é que até meados de 2021 seja concluída a rede que atenderá o município de Carpina, na Zona da Mata Norte.  No segmento industrial, as plantas da Marilan e Bentler, ambas, no município de Igarassu, já foram interligadas à rede de distribuição da Copergás. Já as fábricas da Tramontina, em Moreno, e Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Cabo de Santo Agostinho, serão gaseificadas e adicionadas à carteira de clientes da Companhia ainda no segundo semestre de 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL