Diario de Pernambuco
Busca

Redução

Com queda no número de chamadas relacionadas à Covid-19, Samu reduzirá atendimentos em agosto

Publicado em: 07/08/2020 11:14

 (Lais Telles/Arquivo DP )
Lais Telles/Arquivo DP
A Prefeitura do Recife registrou 90 dias de redução dos números de chamados do Samu Metropolitano do Recife em decorrência de casos de covid-19. Os dados foram comunicados pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta sexta-feira (7). Em nota, o gestor afirmou que a redução da demanda permitirá a desativação da operação especial montada para a pandemia, como as ambulâncias adicionais e também os contratos temporários.

A PCR também informou que, devido a redução, partir do dia 15 de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltará à sua condição normal de atendimento. Desde o socorro à primeira paciente com suspeita de covid, no fim de fevereiro, até esta sexta-feira (07), o Samu Recife registrou 9.692 chamados por causas respiratórias, que geraram 4.461 atendimentos a pessoas com suspeita de covid-19.

“O Recife chegou a 90 dias de redução dos acionamentos do Samu para casos suspeitos da covid. Com isso, vamos poder desativar a operação especial, com ambulâncias adicionais e contratos temporários que foram feitos para atendimento no pico da pandemia. A partir do próximo dia 15, o Samu volta a ter a sua condição original de atendimento", explicou Geraldo Julio.

De acordo com dados da prefeitura, no dia 04 de maio, o Samu  chegou a receber 193 chamados para casos suspeitos da covid-19, permanecendo acima de 150 ligações do tipo até meados de maio, quando os números começaram a cair justamente no período da quarentena mais rígida. O envio de ambulâncias para casos suspeitos de covid também seguiu o mesmo fluxo, tendo seus números mais altos entre os dias 04 e 13 de maio, chegando a 80 envios de ambulâncias para atendimento por causas respiratórias no dia 13. Os indicadores começaram a cair na época do lockdown e hoje variam de 15 a 25 ambulâncias enviadas diariamente para socorro a pacientes com suspeita de covid.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, o envio de ambulâncias do Samu acompanha o crescimento e a desaceleração da curva epidêmica. Em março, foram enviadas 403 ambulâncias para socorro a pacientes com sintomas respiratórios, 935 em abril, 1.673 em maio, 778 em junho e julho fechou com 544 envio de ambulâncias. A queda de maio para julho é de 67%.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL