Diario de Pernambuco
Busca

Eleições no Recife

PSOL nacional divulga nota sobre decisão de apoiar Marília Arraes

Publicado em: 10/07/2020 16:52 | Atualizado em: 10/07/2020 17:03

 (A nota é assinada pelo presidente nacional do partido, Juliano Medeiros. Foto: PSOL/Divulgação)
A nota é assinada pelo presidente nacional do partido, Juliano Medeiros. Foto: PSOL/Divulgação
Para explicar a decisão adotada no Recife para as eleições municipais deste ano, o Diretório Nacional do PSOL divulgou uma nota nesta sexta-feira (10), mostrando a política de alianças da sigla com outros partidos. No texto, a direção nacional afirma que PSOL, reunido ainda no ano de 2019, aprovou "a necessária construção" de uma política de alianças com os demais partidos situados à esquerda do espectro político. 
 
"Essa decisão se fundamenta na necessidade de unir a oposição e combater os retrocessos que temos visto em nosso país. Tendo essa resolução nacional no horizonte, diversos diretórios municipais se articularam para viabilizar a construção de frentes eleitorais", diz a nota, que é assinada pelo presidente da legenda, Juliano Medeiros.
 
Sobre coligações o partido destaca que em Belém, PT e PDT anunciaram apoio à pré-candidatura de Edmilson Rodrigues. Em Florianópolis, diálogo entre PSOL, PT, PDT, PCdoB e PSB está adiantado. Em Recife, o PSOL aprovou apoio a Marília Arraes (PT) "e em Macapá, Manaus e Rio Branco estamos trabalhando pela unidade da oposição".
 
O diretório afirma, ainda, que "no PSOL quem dá a última palavra são os municípios. Respeitamos as definições locais. E é por isso que reconheço como legítimo o processo de escolha da tática eleitoral que ocorreu esta semana, no Diretório Municipal do Recife".
E acrescenta que "há ainda importantes diferenças entre os partidos de oposição. Mas elas podem ser superadas com diálogo e paciência. Derrotar o bolsonarismo eleitoralmente é a segunda tarefa mais importante do ano. A primeira é salvar vidas e vencer a pandemia", ressalta Juliano Medeiros na nota. 
 
No Recife, o diretório municipal do PSOL decidiu apoiar a pré-candidatura de Marília Arraes, mas um dos pré-candidatos do partido à Prefeitura do Recife, o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago reagiu contra a decisão. Ele continua defendendo candidatura própria da legenda.
TAGS: nota | eleição | partido | psol |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL