Diario de Pernambuco
Busca

coronavírus

Grande número de pessoas com anticorpos contra a Covid intriga cientistas

Publicado em: 02/07/2020 08:44

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Um estudo sueco mostra que a imunidade pela Covid-19 em pessoas não infectadas pelo coronavírus pode ser maior do que indicam os testes.  Os cientistas chegaram a essa conclusão após comparar dados de pacientes em diferentes graus de gravidade da covid-19 e amostras de voluntários não infectados. Segundo eles, para cada indivíduo que tem resultado positivo para anticorpos contra o Sars-CoV-2, outros dois apresentam células de defesa capazes de identificar e combater esse micro-organismo. Os dados foram apresentados na plataforma de divulgação de estudos científicos BiorXiv e ainda precisam ser avaliados por outros especialistas.

No estudo, os cientistas analisaram amostras imunológicas de 200 indivíduos, grande parte deles com sintomas leves ou sem sintomas da covid-19. “Incluímos pacientes internados no Hospital Universitário Karolinska, na Suécia, outros não internados e seus parentes assintomáticos expostos, além de pessoas saudáveis que doaram sangue durante 2019 e 2020 (grupo controle)”, detalham os autores, no artigo.

Grande parte dos analisados apresentou índices altos das células-T, agentes responsáveis pela defesa do corpo a invasores, como o patógeno que causa a covid-19.  “Essas células são um tipo de glóbulo branco especializado no reconhecimento de células infectadas por vírus e parte essencial do sistema imunológico (…) Nossos resultados indicam que, aproximadamente, duas vezes mais pessoas desenvolveram imunidade de células-T, em comparação àquelas em que podemos detectar anticorpos (infectadas)”, explica Marcus Buggert, professor-assistente do Centro de Medicina Infecciosa do Instituto Karolinska e um dos principais autores do artigo, em uma entrevista divulgada pelo centro de pesquisa sueco.

Os pesquisadores também ficaram impressionados com a resposta imune quando compararam dados do grupo controle. “É muito interessante ver que não apenas as pessoas com covid-19 mostraram imunidade às células-T, mas também muitos de seus parentes assintomáticos expostos. Além disso, aproximadamente 30% das pessoas que doaram sangue em maio de 2020 tinham células-T específicas para essa enfermidade”, detalha Soo Aleman, médica no Hospital Universitário Karolinska e também participante do estudo científico.

Segundo os pesquisadores, os dados sinalizam que a imunidade gerada pelo corpo de forma natural à covid-19 é possivelmente maior do que o imaginado. “Nossos resultados indicam que a imunidade pública à covid-19 é provavelmente significativamente maior do que a sugerida pelo teste de anticorpos”, frisa Hans-Gustaf Ljunggren, pesquisador do Centro de Medicina Infecciosa do Instituto Karolinska e coautor do trabalho. “Se for esse o caso, é claro que são boas notícias, do ponto de vista da saúde pública.”

O estudo foi feito a partir da análise de células-T, que geram maior exatidão nos dados, quando comparadas a testes de  anticorpos. Ainda assim, segundo os autores, não é possível dizer se essa imunidade pode gerar total proteção ao vírus ou, pelo menos, provocar infecções mais leves. Para esclarecer essas questões, mais análises serão necessárias. “Estudos mais longos e longitudinais sobre células-T e anticorpos precisam ser feitos para entender o quanto a imunidade é duradoura e como esses diferentes componentes da imunidade à covid-19 estão relacionados”, frisa Buggert.
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL