Diario de Pernambuco
Busca

Operação Fumaça Zero

CPRH apreende 154 toras de madeira nativa e emite multa de R$ 8,9 mil por transporte ilegal

Publicado em: 03/07/2020 10:22

A Operação foi desenvolvida em sete municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que decretaram a proibição da queima de fogueiras. (Foto: Divulgação/CPRH.)
A Operação foi desenvolvida em sete municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que decretaram a proibição da queima de fogueiras. (Foto: Divulgação/CPRH.)
A Operação Fumaça Zero realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreendeu 154 toras de madeira nativa, 39 stereos de lenha nativa ou exótica (aproximadamente 12,18m³), dois metros de lenha nativa pra fogueira (aroeira da praia e embaúbas), equipamentos, maquinário e um caminhão. Na ação, também foi gerado auto de infração com multas no valor de R$ 8,9 mil, além de procedimento administrativo que será aberto e encaminhado ao Ministério Público. A Operação foi desenvolvida nos dias 22,23, 27 e 28, antevéspera e véspera do São João e do São Pedro.

Durante quatro dias, técnicos ambientais da Coordenação de Fiscalização Ambiental, com apoio de policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), fiscalizaram sete municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que decretaram a proibição da queima de fogueiras. As equipes percorreram pontos de comercialização de madeiras dos municípios de Camaragibe, Gravatá, Igarassu, Moreno, São Lourenço da Mata, e Vitória de Santo Antão.

Na opinião do técnico ambiental e coordenador da Operação, Thiago Costa Lima, o trabalho de fiscalização da CPRH foi facilitado porque os municípios também estavam fiscalizando o comércio e montagem das fogueiras. “Queria destacar o trabalho feito pelos municípios de orientação quanto à proibição das fogueiras, como o apoio de grande parte da população que atendeu às determinações dos municípios”, ressaltou.

Ele também destacou que a Operação Fumaça Zero contribuiu no controle e combate à queima de fogueiras, evitando a poluição atmosférica. “Além de evitar mais problemas de saúde aos contaminados pela Covid 19, houve grande diminuição no número de atendimentos médicos devido às queimaduras e problemas respiratórios causados pela fumaça”,finalizou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL