Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ACORDOS

Bolsonaro quer expandir negociações comerciais do Mercosul

Por: AFP

Publicado em: 02/07/2020 15:24

 (Foto: Marcos Correa/PR)
Foto: Marcos Correa/PR
O presidente Jair Bolsonaro disse que seu governo está pronto para promover novos acordos comerciais do Mercosul com países terceiros e pediu a entrada antecipada em vigor do pacto alcançado no ano passado com a União Europeia (UE), durante uma cúpula virtual do bloco nesta quinta-feira (2).

O Brasil está pronto para realizar negociações abertas com o Canadá, Coreia do Sul, Singapura e Líbano, expandir acordos existentes com Israel e Índia e abrir novas frentes na Ásia, afirmou Bolsonaro durante reunião por teleconferência devido à pandemia de Covid-19.

Bolsonaro manifestou ainda o interesse em conduzir as negociações com países da América Central e do Caribe. 

Em seu discurso, breve e lido na íntegra, o presidente brasileiro disse estar satisfeito com o progresso na reestruturação interna do Mercosul e destacou a reforma da tarifa externa comum, que segundo ele se tratou de "uma medida indispensável para consolidar o Mercosul". 

O presidente também elogiou as conversas que ocorreram neste semestre nos setores automotivo e açucareiro. 

Segundo ele, um dos desafios dos próximos meses será conciliar a proteção da saúde das pessoas com a recuperação da economia. "Tenho certeza de que o Mercosul faz parte das soluções que estamos construindo", afirmou. 

Bolsonaro se referiu à polêmica questão do desmatamento na Amazônia e disse que seu governo continuará o diálogo com diferentes interlocutores para desfazer o que chamou de "opiniões distorcidas" sobre o Brasil. 

Em relação à Venezuela, defendeu que o país retome "o caminho da liberdade o mais rápido possível" e, em relação à Bolívia lamentou que, contrariamente à vontade do Brasil, que o vizinho não tenha participado dos trabalhos desse semestre no bloco regional.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A nova cara da Conde da Boa Vista, velha conhecida dos recifenses
Resumo da semana: articulação para eleições de 2022, vacina em janeiro e retorno das aulas adiado
Rhaldney Santos entrevista a pré-candidata à prefeitura do Recife Marília Arraes
Diario impresso de volta para os pernambucanos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco