Diario de Pernambuco
Busca

Legislativo

Alepe instala sessão de autoconvocação

Publicado em: 06/07/2020 17:46

 (Rinaldo Marques/ALEPE/Reprodução)
Rinaldo Marques/ALEPE/Reprodução
A instalação de Sessão Legislativa Extraordinária da Assembleia Legislativa de Perbambuco (Alepe), aconteceu na tarde desta segunda-feira (6). A reunião foi realizada para suspender o recesso parlamentar do mês de julho. A medida foi adotada para que a casa continue em funcionamento durante o período de combate a pandemia da covid-19. 

A sessão de hoje foi autoconvocada. Os deputados continuam seus trabalhos por meio do sistema de deliberação remota, assim como vem ocorrendo desde o mês de março. 
 
A produtividade dos deputados estaduais também aumentou com o trabalho de home office. Mostrando que em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de mais de 90% com relação a produção. Neste semestre foram 417 projetos, com 177 aprovações. 
 
Segundo o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP),a autoconvocação dos deputados no período que seria o recesso parlamentar é uma resposta "assertiva". “Pernambuco tem experimentado uma nova dinâmica no enfrentamento à covid-19. Essa nova realidade exige dos gestores estaduais e municipais mais diálogo, responsabilidade e cooperação para enfrentar esse inimigo comum que tanto tem impactado a vida dos pernambucanos”.

Na sessão de abertura dos trabalhos em autoconvocação, nesta segunda, os líderes do governo, Isaltino Nascimento (PSB), e da oposição Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), destacaram a acertada decisão da Alepe de suspender o recesso para priorizar matérias que amenizem os danos da pandemia do coronavírus. Para ambos, o diálogo tem sido a marca dos trabalhos legislativos no enfrentamento da Covid-19.

Na sequência das atividades extraordinárias, haverá nesta terça-feira (7), às 9h30, reunião da Comissão de Justiça. Na quarta-feira (8), se reunirão os Colegiados de Meio Ambiente, Administração Pública, Finanças, Educação, Saúde e Negócios Municipais. E na quinta-feira (9), reunião plenária, às 10h, para votação de matérias.
 
Pautas 
 
Na pauta da sessão extraordinária há projetos como o que obriga o uso de máscaras por funcionários e servidores de estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários e de serviços especialmente no atendimento ao público. O texto é de autoria do deputado Claudiano Martins Filho (PP). 

O parlamentar também é autor do projeto de lei 1173/2020 que prevê a obrigatoriedade para táxis e carros de aplicativos transitarem com barreira plástica de proteção entre os assentos dianteiro e traseiro. Para esta pauta foi criada uma enquete, que está disponível no site oficial da Alepe.

Outro projeto que entrará em pauta nesse período de julho é o de autoria do deputado Henrique Queiroz Filho (PL), determinando que bancos, casas lotéricas, supermercados, padarias e outros estabelecimentos organizem as filas dentro das regras de espaçamento entre pessoas definidas pelas autoridades de saúde do Estado. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL