Diario de Pernambuco
Busca

PRÊMIO NOBEL DA PAZ

Paquistanesa Malala se forma pela Universidade de Oxford

Publicado em: 19/06/2020 11:13 | Atualizado em: 19/06/2020 11:55

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, 22, se graduou pela Universidade de Oxford, localizada na Inglaterra. Malala anunciou o feito através das suas redes sociais nesta sexta-feira (19).

A paquistanesa ficou reconhecida por ser uma ativista do direito ao estudo. "É difícil expressar minha gratidão agora que eu consegui meu diploma em filosofia, política e economia em Oxford. Não sei o que virá adiante", disse através das redes.

Em outubro de 2014, o comitê do Nobel da Paz divulgou a entrega do prêmio à Malala 'pela luta contra a supressão das crianças e jovens pelo direito de todos à educação".
 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter

"Não sei o que vai acontecer agora. No momento, será Netflix, leitura e sonhos", disse.

Malala foi admitida na prestigiada Universidade de Oxford em 2017 depois de ter estudado em um instituto de Birmingham. Em 2012, depois de ser gravemente ferida pelo Talibã, encontrou refúgio nesta cidade no centro da Inglaterra. 

Malala começou sua luta em 2007, quando os talibãs impuseram sua lei no vale do Swat, até então uma região turística tranquila. Aos 11 anos, essa filha de um diretor de escola e de mãe analfabeta criou um blog no site da BBC em urdu, o idioma nacional.

Com o pseudônimo de Gul Makai, descrevia o clima de medo no vale. Quando ficou conhecida, o Talibã decidiu eliminá-la, acusando-a de ser um veículo para a "propaganda ocidental".Aos 15 anos, levou um tiro na cabeça e outro nas costas em um ataque ao ônibus escolar que a levava de sua escola em Mingora, no vale do Swat. Desde então, tornou-se um ícone da defesa dos direitos das mulheres à educação
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL