Diario de Pernambuco
Busca

VIOLÊNCIA

George Floyd morreu por asfixia, segundo autópsia pedida pela família

Publicado em: 01/06/2020 17:49

 (Foto: Reprodução )
Foto: Reprodução
O resultado de um exame de autópsia, feito a pedido da família de George Floyd, mostrou que o ex-segurança morreu por asfixia. Floyd, um homem negro norte-americano, faleceu, na segunda-feira (25), após ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos. 

Em vídeos gravados por transeuntes que presenciaram a ação, Floyd aparece algemado, mas o policial segue com imobilização violenta, mesmo sob protestos das pessoas que assistiam à cena. Nas imagens, o ex-segurança diz não consegue respirar, ainda assim o oficial iniste na agressão. 

De acordo com os advogados da família de Floyd, cuja morte provocou uma onda de protestos antirracistas por todo os EUA e também fora do país, o exame apontou que a pressão do joelho do policial sobre o pescoço do ex-segurança cortou o fluxo de sangue para o seu cérebro. Além disso, o peso sobre as costas da vítima dificultou sua respiração.

Ainda segundo a defesa da família, o policial manteve seu joelho sobre o pescoço do ex-segurança durante os 8 minutos e 46 segundos, sendo que nos últimos 2 minutos e 53 segundos Floyd já estava inconsciente. O quadro, de acordo com os advogados, foi agravado, uma vez que Floyd sofria de doença arterial coronariana e doença cardíaca hipertensiva.

O policial Derek Chauvin, acusado pelo homicídio de Floyd, está preso desde a sexta-feira (29).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL